Os seis candidatos à prefeito por Foz do Iguaçu, foram até o auditório da sede da Polícia Federal, onde se encontraram com representantes da sociedade civil organizada, para assinar uma carta-compromisso. Os candidatos firmaram um acordo com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, se comprometendo com o desenvolvimento econômico e social, gestão e transparência, turismo, infraestrutura e logística, políticas fiscais e sociais, meio ambiente e terceiro setor.
A carta-compromisso do Codefoz foi elaborada a partir de debates, consultas e estudos realizados por organizações da sociedade civil, órgãos de classe, conselhos de políticas públicas e câmaras técnicas do Codefoz.
Na oportunidade, os candidatos também receberam a petição para a construção de viadutos na cidade. Chamada de Viadutos Foz, o abaixo-assinado virtual já recebeu mais de 5 mil assinaturas. Endereçada ao governo do estado, representantes da petição pedem o apoio do próximo prefeito para que os projetos saiam do papel.
O presidente do Codefoz, Roni Temp, explica que a carta assegura o comprometimento do novo gestor com as reivindicações da sociedade civil. “A finalidade é registrar o compromisso do futuro prefeito com as propostas das entidades que elaboraram a carta”, expõe. “Ao cumprir reivindicações, o administrador terá o apoio da comunidade e fará uma gestão qualificada, com planejamento voltado para o futuro”, aponta.
Plano diretor
O dirigente do Codefoz destaca a importância da aprovação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado e Sustentável (PDDIS), uma das propostas da carta-compromisso. A atualização do plano diretor foi realizada pela Secretaria Municipal de Planejamento, com o apoio do Codefoz, Itaipu Binacional, ACIFI, Fundo Iguaçu, AEFI, Arup Consultoria, universidades e outras instituições. A normativa foi amplamente debatida em 2016 em fóruns técnicos e audiências públicas itinerantes.
Para Roni Temp, a aprovação do novo plano diretor deve ser prioridade e uma das primeiras realizações do próximo prefeito. “O PDDIS baliza a organização e o planejamento do crescimento do município, determinando como será a expansão de Foz do Iguaçu nos próximos dez anos. É o marco legal que estabelece o desenvolvimento urbano, social, ambiental e econômico da cidade. Não é possível iniciar uma gestão nova sem a sua aprovação”, ressalta.
Estrutura do Codefoz
No compromisso a ser firmado pelos candidatos, o Codefoz requer da Prefeitura de Foz do Iguaçu a oferta de estrutura operacional permanente para o conselho. Segundo Temp, são necessários serviço de secretaria, equipe técnica em várias áreas, salas, equipamentos e materiais. “Tivemos esse apoio por pouco tempo na gestão passada. Sem isso é muito difícil para os diretores, membros e voluntários manterem o funcionamento do Codefoz”, revela.
De acordo com Temp, o Codefoz foi criado por lei para ser uma instância de consulta e deliberação da sociedade civil organizada sobre as políticas de desenvolvimento socioeconômico de Foz do Iguaçu. “O conselho é um órgão do município que auxilia a gestão com assessoramento. O prefeito deve dar condições para o funcionamento do Codefoz. Somos todos voluntários, mas precisamos de estrutura mínima para o trabalho”, finaliza.