Fiscalização para ser convertida em melhoria dos serviços prestados à população. Com base nesse propósito de investigação, o serviço de transporte coletivo em Foz do Iguaçu será alvo de uma comissão parlamentar de inquérito que tem por finalidade investigar contratos terceirizados entre empresas de transporte coletivo e a Prefeitura.
A instauração da CPI teve origem no requerimento (71/2017), dos Vereadores Dr. Brito, Adriana Luiz, Jeferson Brayner, João Miranda e Rosane Bonho, que pediu a instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito com a finalidade de apurar e investigar as inúmeras suspeitas irregularidades em contratos terceirizados firmados entre a Prefeitura Municipal e as empresas de transporte coletivo, no período de 2005 a 2017.
Como o requerimento foi assinado por 1/3 dos parlamentares, ou seja, cinco vereadores, a Comissão foi instaurada automaticamente e lida em plenário. Uma vez que o Vereador Dr.Brito foi o primeiro signatário da CPI, ele já entrou como integrante. Ao final da leitura do requerimento, o Presidente da Casa – Rogério Quadros (PTB) designou os seguintes vereadores para comporem a CPI: Jeferson Brayner (PRB), João Miranda (PSD) e Dr. Brito (PEN).
“Os colegas entendem junto comigo a problemática da vida urbana, a vida na cidade além dos benefícios trouxe muitas complicações. Entre as dificuldades da vida urbana, se situa a mobilidade do cidadão. O transporte faz parte da subsistência. São pessoas que se dirigem a um ponto de ônibus para trabalhar para pegar um ônibus lotado, muitas vezes de madrugada.
Entendemos o grande impacto do transporte coletivo na vida das pessoas, o poder público é o mediador dessa relação e deve fiscalizar. Tivemos a menção de empresas do transporte coletivo no transporte público no relatório da operação pecúlio. Já temos outras queixas anteriores relacionados ao uso do dinheiro. Foi baseado nisso que baseamos a abertura dessa CPI, vamos convocar nos próximos dias uma audiência pública, vamos analisar documentos, contratos e planilhas”, esclareceu o Vereador Dr. Brito (PEN). O Vereador destacou, ainda, que deve haver a busca por mais conforto, melhor preço das passagens, Itinerários mais inteligentes e resgate do direito dos cidadãos.
Agora, os Vereadores definiram que Dr.Brito (PEN) presidirá, João Miranda (PSD) fica na relatoria e Jeferson Brayner como membro. As próximas ações norteadoras do trabalho de investigação serão definidas na sequência pela comissão.
Câmara Foz