O contribuinte pode destinar parte do IR (Imposto de Renda) devido para projetos de atendimento a crianças, adolescentes e idosos, garantindo a permanência e a aplicação dos recursos em Foz do Iguaçu. Para esclarecer e orientar a população sobre os procedimentos para converter o valor do imposto em investimento social, entidades realizam o workshop “Imposto de Renda para um futuro melhor”, nesta sexta-feira, 10, às 14 horas, no auditório da Polícia Federal.
No encontro, aberto ao público, os auditores fiscais Luiz Sauer e Gerson Minami irão apresentar as regras necessárias para a doação de parte do imposto federal e os esclarecimentos técnicos sobre a legalidade, a segurança e o funcionamento do procedimento. As instituições responsáveis pela campanha demonstrarão os benefícios alcançados e os projetos mantidos pela rede de proteção à criança e ao adolescente com os recursos doados pela comunidade.
A campanha é desenvolvida pela Receita Federal, Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), ACIFI (Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu) e Sincofoz (Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu). Também participam o SESCAP/PR (Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná), CCR/PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná) e os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças, dos Adolescentes e dos Idosos.
A auditora fiscal Ana Zuccaro enfatiza que o evento será um momento para esclarecimentos e difusão dessa possibilidade legal. “As pessoas poderão compreender as normas, conhecer as entidades beneficiadas e tirar suas dúvidas para poderem participar e também disseminar esse instrumento que temos, garantindo que parte dos impostos fique na cidade”, expõe. “Os auditores fiscais convidados demonstrarão que a doação é completamente segura e fácil de ser realizada”, completa.
Conforme ela explica, os recursos são devidos de qualquer forma a título de imposto, e a diferença é que a sociedade pode optar para que uma parte seja repassada diretamente ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Foz do Iguaçu (Funcriança). O fundo é gerido por um conselho paritário formado por representantes do poder público e das entidades da sociedade civil. Os recursos captados são destinados a instituições por meio de editais públicos de seleção.
Garantia de um futuro melhor Para Ana Zuccaro, quando o contribuinte opta por doar parte do Imposto de Renda a iniciativas sociais, ele contribui para melhorar a vida de crianças e adolescentes de baixa renda ou em condições de vulnerabilidade. “São recursos que seriam integralmente transferidos para o governo federal. Assim, os recursos já ficam em Foz do Iguaçu, e podemos acompanhar de que forma estão sendo aplicados”, diz.
Segundo a auditora fiscal e uma das organizadoras da campanha, a informação é uma ferramenta importante para que a sociedade conheça os benefícios desse instrumento previsto na legislação. “Convidamos todos a participar e esperamos que os participantes saiam do encontro prontos para compartilhar as informações, pois as doações já fazem a diferença na vida de muitas pessoas, mas têm potencial para mudar a realidade de nossa cidade”, enfatiza Ana.
Assessoria