O Programa “Projeto Esperança” idealizado pelo Delegado de São Miguel do Iguaçu, Dr. Francisco Robson Vital Sampaio recebeu Moção de Aplausos, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, representada pelo Deputado Estadual Mauro Moraes, na tarde desta terça-feira (07), nas dependências da Delegacia de São Miguel do Iguaçu.
A homenagem manifesta o reconhecimento público, bem como o benefício social que o projeto representa neste 1 ano e 3 meses de vida. Além de ocupar os presos que dele participam, o projeto beneficia a sociedade através do que é produzido no “Projeto Esperança”.
O Programa é uma ação dos seus idealizadores no sentido de ressocializar os detentos que ali se encontram, que estes presos possam além de trabalhar, beneficiar a sociedade com o material ali produzido. Hoje o Projeto é composto por aproximadamente 12 detentos que estão envolvidos com a fabricação de fraldas geriátricas, plantação de verduras e hortaliças em uma horta, curso de costura industrial e manutenção de cadeiras de roda.
No entanto, o que mais tem agraciado os envolvidos no projeto, incluindo principalmente os próprios detentos é os beneficiados. Toda a produção como de verduras, hortaliças e fraldas são doadas a Assistencial Social da cidade de São Miguel do Iguaçu que repassam as escolas e pessoas menos favorecidas.
Outra estratégia do Programa é a ocupação do detento e a reintegração social ao mesmo tempo. A ideia é dar uma oportunidade a essas pessoas que muitas vezes são esquecidas e ficam a margem da sociedade. A cada três dias trabalhados no Projeto Esperança, o detento elimina um dia de sua pena. E ainda aprende uma profissão.
Assim, a Casa Legislativa do Estado do Paraná aprovou a congratulação de reconhecimento pelo brilhante trabalho social desenvolvido pelo Delegado Francisco Sampaio e todos os idealizadores bem como parcerias realizadas.
Assessoria