A Justiça Eleitoral em Foz do Iguaçu decidiu nesta quinta-feira (23), que o Partido Democratas (DEM) pode compor a chapa da coligação “Foz levada à sério”, de Chico Brasileiro (PSD). A interferência do judiciário aconteceu após o DEM decidir em convenção local, que iria apoiar a chapa composta pelo PSD, contrariando a direção estadual e nacional do partido, que permitiram a coligação com a Rede Sustentabilidade (REDE), de Phelipe Mansur.
Na terça-feira (21), o presidente do DEM no Paraná, deputado Pedro Lupion, explicou que por uma questão ideológica, não é permitido as diretivas locais coligarem com partidos de esquerda, nesse caso, o PC do B, do candidato à vice de Chico Brasileiro, Nilton Bobato. “A REDE não tem um aliamento ideológico conosco, mas não tem nenhum enfrentamento. Foi combinado em reunião em Brasília que a coligação seria com Phelipe Mansur e mudaram de ideia e resolveram nos enfrentar. Por isso, a convenção será anulada. As pessoas serão afastadas do partido”, disse Lupion.
Na decisão, a juíza eleitoral, Juliana Arantes Zanin Vieira, explica, que, “na hipótese de dissidência partidária, o Juiz Eleitoral decidirá qual dos envolvidos poderá participar da distribuição do horário eleitoral gratuito”.
Ainda na decisão, a juíza deixa claro que, “Ademas não se encontra comprovante da ciência da Comissão Municipal acerca da decisão apresentada pelo Diretório Estadual ou eventualmente pela Direção Nacional”, completa.