Lançado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e divulgado anualmente, o novo Ranking do Saneamento Básico das 100 maiores cidades do país é mais uma vez publicado para chamar atenção dos preocupantes indicadores de saneamento nas 100 maiores cidades do Brasil. Feito em parceria com a GO Associados, especializada em saneamento básico, o trabalho usa dados oficiais do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), Ministério das Cidades – ano base 2015. Avalia a evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras.
Como destaque, Franca (SP) aparece, pelo quarto ano seguido, como a melhor cidade entre as 100 maiores e Ananindeua (PA) figura na última colocação. Os dados nacionais de saneamento no Brasil mostram que 50,3% da população tem acesso à coleta dos esgotos e somente 42% dos esgotos são tratados.
O Paraná continua em destaque no Ranking do Saneamento. As cinco cidades paranaenses entre as onze com melhor saneamento do Brasil são atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar).
Pelo quinto ano consecutivo, Curitiba é a primeira entre as capitais, ocupando o 11º lugar na classificação geral. Maringá foi classificada em 5º lugar, Ponta Grossa em 7º, Cascavel em 8º, Londrina em 9º. Também aparecem bem posicionadas no ranking as cidades de Foz do Iguaçu, em 30° lugar e São José dos Pinhais em 46°.
“Aqui no Paraná já temos essa preocupação em oferecer melhores condições de vida para a nossa população, por isso investimos pesado em obras de esgoto nos últimos anos. Temos hoje 100% da população urbana atendida com água tratada e 71% com o serviço de coleta de esgoto. Do esgoto coletado, 100% é tratado”, afirmou o presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
Fonte: Instituto Trata Brasil e AEN.