A reunião arbitral realizada neste sábado (18) em Francisco Beltrão (foto) definiu detalhes da série Ouro do Futsal do Paraná para 2017.
A competição será iniciada em abril se estendendo até o dia 9 de dezembro, quando está marcada a data da final. Como Ponta Grossa, vice- campeão em 2016, desistiu da competição, este ano não serão 12 equipes e sim 11 a disputar o Campeonato Paranaense.
Uma das curiosidades da reunião de hoje foi que os dirigentes decidiram que não haverá rebaixamento para a Série Prata 2018. Decisão esta que deverá fazer com que nas quadras deveremos ver equipes com menor investimento. Em 2018, três equipes estarão subindo da Prata para a série Ouro.
Na série ouro 2017 estarão participando Copagril, Marreco, Foz Cataratas, Cascavel, Toledo, Pato Branco, Campo Mourão, Paranavaí, Caramuru, Guarapuava e Umuarama.
A primeira fase será disputada em turno e returno, classificando oito times para a segunda etapa da competição. Este modelo mais uma vez fará com que haja muitos jogos para pouca competitividade.
Na segunda-fase, conhecida como quarta-de-final, os jogos passam a ser no modelo mata-mata, assim em duas partidas define quem continua e quem será eliminado, sendo que se houver igualdade nos dois confrontos, a definição não será em um terceiro jogo e sim por cobrança de penalidades.