O Campeonato Paranaense começa no dia 29 de janeiro, mas os clubes já estão se organizando para a logística que farão. Na primeira fase serão onze jogos para cada, com seis equipes fazendo um jogo a mais como mandante (Atlético, Coritiba, Paraná, PSTC, Londrina e JMalucelli), já que terminaram nas primeiras posições do Estadual em 2016. Do outro lado, Foz do Iguaçu, Prudentópolis, FC Cascavel, Rio Branco, Cianorte e Toledo, jogarão uma partida a menos em casa.
Segundo levantamento realizado pelo site Redação em Campo, o Foz do Iguaçu será a equipe que mais viajará na primeira fase. Em seis jogos como visitante, calculando idas e vindas por linhas retas, o time da fronteira percorrerá 4.908 km, com a viagem mais longa sendo para Paranaguá, na 11ª rodada, quando enfrenta o Rio Branco. Além disso, o Foz irá duas vezes à Curitiba.
O Toledo é o segundo time na lista de distância percorrida, com 4.514 km em seis partidas. Dou outro lado, o atual campeão Atlético-PR é o clube que menos percorrerá o Paraná, com um total de 1.570 km, em cinco jogos fora de casa, sendo dois em Curitiba, contra JMalucelli e Paraná, e um em Paranaguá, no duelo diante do Rio Branco, logo na abertura da competição. Com 210 km a mais, o Jotinha também viajará menos, já que também jogará duas vezes como visitante na capital paranaense.
Quando analisado a distância pela média em cada jogo, o Foz segue em primeiro, com 818 km em cada viagem, seguido de Toledo (752 km), Londrina (655 km) e Coritiba (632 km). Assim como na distância total, o Furacão viajará menos na média, com 314 km.
Confira abaixo o gráfico em distância e em média de cada equipe como visitante:
Fonte: Redação em Campo (http://redacaoemcampo.com.br/foz-e-a-equipe-que-mais-viajara-na-primeira-fase-do-paranaense-atletico-pr-menos/)