A direção do Parque Nacional do Iguaçu decidiu suspender temporariamente os passeios a pé e de bicicleta no interior do parque, devido ao constante aparecimento de onças na área entre o portão de entrada e as Cataratas.
O chefe do Parque, Ivan Baptiston, ressaltou que o aparecimento das onças se deve ao trabalho de conservação dos últimos anos, que fez a população desses animais aumentar. “É o resultado de todo um trabalho. Duas fêmeas frequentam a entrada do parque até o hotel e uma delas teve dois filhotes. Ela tem sido vista frequentemente na rodovia e por questão de proteção ao animal e segurança dos visitantes, esses passeios foram suspensos”, explicou.
Símbolo do Parque Nacional, o aparecimento frequente das onças pintadas é um sinal que os biólogos chamam de “topo de cadeia”, quando o animal do topo da cadeia alimentar está com qualidade e estabilidade. “Sinal que para baixo está bom, tem presas, qualidade ambiental. É resultado de um trabalho de anos”, disse. A direção estima que atualmente viam no Parque Nacional do Iguaçu 20 onças pintadas.
Baptiston ressalta que os passeios turísticos do Parque continuam normalmente.