A câmara municipal de Foz do Iguaçu entregará dia 07 de dezembro o título de Cidadão Honorário da cidade ao Dr. Luiz Francisco Barleta Marchioratto. A homenagem é um reconhecimento aos relevantes serviços prestados, nas áreas: jurídica, acadêmica e social, ao município de Foz do Iguaçu, conforme o Decreto Legislativo n 02/2016, de autoria do vereador Luiz Queiroga.
Data: 07 de dezembro de 2016
Horário: 19h00
Local: Câmara Municipal – Plenario Ignácio de Sá Sottomaior
Endereço: Travessa Oscar Muxfeldt, 81 – Centro
Sobre o homenageado:
Dr. Luiz Francisco Marchioratto nasceu em Curitiba. É promotor de justiça no Ministério Público Estadual desde 1990. Começou sua trajetória profissional em Medianeira, passou por Formosa do Oeste, onde foi responsável pela instalação em 1994/95 da primeira sede de Promotoria de Justiça no interior, fora das dependências do Fórum. Também passou pelo município de Pitanga.
Em 1998 chegou a Foz do Iguaçu. Durante esse tempo atuou em várias promotorias: Patrimônio público; Meio ambiente; Consumidor; Saúde; Idoso; Fundações; Garantias constitucionais e Infância e juventude. Tempos difíceis, como lembra: “O sistema não era informatizado, então o trabalho demandava mais horas que as do expediente, era preciso buscar recursos para melhorias de estrutura e fazíamos isso buscando doações, e até tirando do próprio bolso. Um trabalho difícil, porém gratificante.”
A atuação no período resultou em uma melhora na visibilidade de temas importantes para a cidade, como: Ações de improbidade; Faixa de proteção da Itaipu; Mellhora da qualidade da água em rios importantes para a cidade, como o Boicy e o rio São João, que fica dentro do Parque Nacional, além de atuar no início da construção do Corredor da Biodiversidade, em 2004. De lá pra cá, a atuação tem sido nas promotorias criminais.
O Doutor que veio da capital abraçou Foz do Iguaçu como sua. “Essa cidade é diferente de tudo. O mundo vem pra cá. Minha filha nasceu aqui e eu me sinto como se fosse daqui. Esse título de Cidadão Honorário é o segundo mais importante que recebo na vida, depois da posse como promotor de justiça”, enfatiza.
Em Foz continuou com mais uma missão, a do magistério. Há 30 anos leciona para estudantes de Direito. Em 2011 sua família adquiriu a UNIFOZ – Faculdades Unificadas de Foz do Iguaçu, na qual, além das aulas, ele assumiu a direção acadêmica. Aqui ele já ajudou a formar centenas de profissionais, entre: advogados, juízes, promotores e delegados.
Assim, o doutor e professor Marchioratto segue o caminho do Direito e da Justiça. Acredita em um magistério ‘generoso’. “Sinto gratidão em poder continuar vivendo pelos ensinamentos que passo aos meus alunos e sei que eles repassarão. São valores, como a importância da independência, que é cara, mas necessária. E, principalmente, que é preciso valorizar a dignidade da pessoa humana, seja qual for a situação em que ela se encontre.”