Os participantes do Encontro das Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020 vão conhecer o potencial das 14 Regiões Turísticas do Paraná. O evento é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Casa Civil, e pelo Sebrae-PR e faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos. O encontro acontece em Foz do Iguaçu, de 30 de novembro a 2 de dezembro.
O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, explica que o objetivo é apresentar aos municípios os caminhos, ações e atalhos que podem contribuir no desenvolvimento das cidades que desejam investir no turismo como fator de economia. “As ações incluem a valorização de seus patrimônios e riquezas naturais, além do fortalecimento de segmentos como os rural, náutico, esportivo, e gastronômico, que permitam ao Paraná se manter como polo receptor diferenciado e competitivo perante o mercado turístico estadual, nacional e internacional”, destaca Gimennes.
Ele lembrou ainda que além dos Destinos Indutores – Curitiba, Litoral (Paranaguá/Ilha do Mel) e Foz do Iguaçu – o Paraná trabalha para potencializar um grupo de 60 municípios, os denominados Destinos Emergentes. “O Paraná aposta, com certeza, que o Turismo é um dos seus mais ricos e importantes potenciais”, destaca Gimennes.
PARANÁ TURÍSTICO – O objetivo do programa é promover o avanço competitivo do turismo no cenário estadual, nacional e internacional, a partir do desenvolvimento de ações de marketing, capacitação e qualificação, além de pesquisas e investimentos em estruturas de recepção turística, dentro de quatro linhas: Memória do Turismo Paranaense, Excelência Técnica, Mercado Turístico e Agenda Estruturante, nas 14 regiões turísticas do Estado.
REGIÕES – O Estado foi dividido em 14 Regiões Turísticas para melhor disponibilizar sua variedade de atrações: belezas naturais, grandes reservas da Mata Atlântica preservada, rios, cachoeiras, todas as riquezas cultivadas em seu solo, um riquíssimo acervo histórico e cultural, além das inúmeras e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.
As 14 Regiões Turísticas oferecem ao visitante uma jornada atraente, seja qual for o seu perfil. São elas: Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Ecoaventuras Histórias e Sabores, Entre Morros e Rios, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Terra dos Pinheirais, Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.
MEMÓRIA DO TURISMO PARANAENSE – Visa a pesquisa, o armazenamento e a recuperação de informações e fatos no setor Turismo, que possibilitem estimular e gerar novas ideias e ações, como também facilitar o processo de tomada de decisões, mesclando passado, presente e futuro.
EXCELÊNCIA TÉCNICA – Busca desenvolver uma cultura de excelência, aderindo a boas práticas que conduzam à inovação e melhoria da atuação da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo/Paraná Turismo, das pessoas e das organizações públicas e privadas que atuam nas governanças estadual, regionais e municipais do setor.
MERCADO TURÍSTICO – Desenvolver ações para ampliação, diversificação, comunicação e promoção de produtos turísticos estaduais, através do uso racional do patrimônio cultural e natural do Estado no fortalecimento de diversos segmentos para que o Estado se mantenha como polo receptor diferenciado e competitivo.
AGENDA ESTRUTURANTE – Desenvolver ações que permitam dar maior visibilidade ao turismo paranaense, transformando o perfil socioeconômico do Estado, utilizando-se da transversalidade e complexidade do Setor para condução a um futuro desejado.