A Secretaria Municipal da Saúde de Foz do Iguaçu informou que o atendimento nos postos de saúde já está normalizado desde segunda-feira (21). Até sexta-feira, a maior parte das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estava suspendendo ou limitando os serviços pelo excesso de lixo hospitalar acumulado e falta de limpeza predial. O lixo hospitalar foi recolhido e a limpeza os prédios já foi feita.
A Secretaria de Saúde trabalha agora para regularizar a situação das autoclaves das UBSs, interditadas pela Vigilância Sanitária por falta de laudo técnico. Até que o problema seja resolvido, a esterilização dos instrumentos será feita no Hospital Municipal, sem prejudicar o atendimento nos postos municipais. Esta sendo estudada a possibilidade de habilitar duas ou três autoclaves em pontos estratégicos da cidade, evitando o acúmulo de serviço em um único local.
Com o fim do contrato com a empresa responsável pelo recolhimento do lixo hospitalar, o material deixou de ser coletado por cerca de um mês. Os funcionários terceirizados dos serviços gerais também pararam por falta de pagamento pela empresa. O posto da Vila Yolanda, chegou a ser interditado pela Vigilância Sanitária,