Os quatro velejadores do projeto “Velejar é Preciso” do Iate Clube Lago de Itaipu conquistaram ótimos resultados no 17º Campeonato Sul Brasileiro de Laser 4.7, de 12 a 14 de novembro, em Florianópolis. Os laseristas Fábio Santa Cruz, João Pedro Alves, Lais dos Santos e Renan do Amaral mostraram excelente nível técnico com muita garra e determinação nas sete regatas da classe Laser 4.7 disputadas no Lagoa Iate Clube (LIC).
A velejadora Lais dos Santos dominou na categoria Feminino, garantindo para Foz o título de campeã geral Laser 4.7 e campeã sub 16 Feminino. O velejador João Pedro Alves conquistou também duas medalhas: quarto lugar geral Masculino e segundo lugar na categoria sub 18 Masculino. O velejador Renan do Amaral recebeu o quinto lugar geral Masculino. O velejador Fábio Santa Cruz conquistou o quarto lugar na categoria sub 18 Masculino da classe Laser 4.7 e recebeu medalha de participação na competição.
Graciela Von Dentz, coordenadora técnica do Projeto Velejar é Preciso, avalia que o Sul Brasileiro foi de alto nível e com excelente participação dos velejadores do ICLI. “Os velejadores merecem nossos aplausos pelos bons resultados alcançados, demonstrando muita força e um nível técnico muito competitivo entre os 17 velejadores da Laser 4.7. A experiência vai melhorar o treinamento e a participação nas próximas competições”, afirma Graciela Von Dentz.
O Campeonato Sul Brasileiro da Classe Laser reuniu 57 velejadores de todo Brasil, nas classes Laser Radial, Standart e 4.7. A competição foi organizada pelo Lagoa Iate Cube (LIC) e a Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina (FEISC), com apoio do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC), em conjunto com a Associação Brasileira da Classe Laser (ABCL), sob a supervisão da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e Associação Internacional da Classe Laser (ILCA).
Projeto Velejar é Preciso – Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 8 e 17 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio por meio do Programa de proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).
Em fevereiro de 2016 este convênio foi renovado por mais dois anos com a Itaipu Binacional. Em junho de 2016, a Marinha assinou convênio com o ICLI para apoiar o Projeto Velejar é Preciso em itens não contemplados pelo patrocínio da Itaipu. O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.
Assessoria