Patrocinador oficial da Caminhada “Cascavel Unida pelo Diabetes”, da manhã deste domingo, no lago municipal, o Hospital de Olhos de Cascavel reforça o apoio à mobilização, com a distribuição de flyers impressos, que chamam atenção para os riscos que a doença representa também para a boa saúde dos olhos.
“O diabetes atinge o corpo inteiro, podendo afetar também os olhos e provocar a chamada retinopatia diabética. Esta doença causa danos
nos vasos sanguíneos, que podem se romper e causar hemorragias no fundo dos olhos, comprometendo a saúde ocular.
Se o diabetes não for controlado nesse estágio, a doença pode resultar na perda parcial ou total da visão. Basicamente, a retinopatia diabética não tem cura definitiva, mas pode e deve ser controlada através de acompanhamento e exames periódicos com o seu oftalmologista” explica o material educativo.
Segundo o oftalmologista e diretor administrativo do Hospital de Olhos de Cascavel, Cesar Shiratori, para acompanhar a evolução da retinopatia diabética e evitar possíveis danos mais graves, o portador de diabetes deve fazer seu check-up ao menos uma vez ao ano.
Um dos procedimentos que permitem visualizar a evolução da retinopatia diabética é o exame de fundo do olho. O Hospital de Olhos de Cascavel conta com tecnologia de ponta também nesta área. Com o equipamento AngioVue de alta precisão, é possível até dispensar o uso de contraste químico para o exame, permitindo um diagnóstico sem riscos, mais confortável, eficiente e seguro.