A Feira Praça Boulevard – Inovações e Tendências será a nova opção de feira livre para moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu, a partir desta quinta-feira, 17, no horário das 18 às 23 horas. Semanalmente, serão trinta espaços de exposição e comercialização de alimentos, artesanatos e produtos diretos da agricultura familiar. O lançamento da feira terá a DJ Geisy, o grupo Forró de Fogueira, palco aberto e divulgação de escritores locais.
O cardápio incluirá pastel de feira, tapioca, comida típicas de várias nacionalidades, receitas de peixe, doces, sucos naturais e uma variada cesta de produtos da colônia, como frutas, verduras, queijos, salames, compotas e conservas. Os artesanatos e trabalhos manuais oferecerão produtos exclusivos, entre acessórios, cadernos, ornamentos, quadros e telas, crochê, panos de prato e roupas confeccionadas por artesãs e costureiras iguaçuenses.
Promovida pela Fundação Cultural de Foz do Iguaçu e o Coletivo Arte e Design Independente 3 Fronteiras (ADI3F), a Feira Praça Boulevard tem a parceira da Faculdade Uniamérica. Ao trabalho de estudantes e professores universitários para viabilizar o evento como alternativa permanente de lazer e cultura, soma-se a contribuição de moradores, empresários, comerciantes e proprietários de hostels da região da praça que abrigará a feira livre.
O diretor de cultura da Fundação Cultural, Márcio Vitor Queiroz, explicou que a instalação da feirinha integra a praça pública ao bosque formado no entorno do local. “É mais um espaço público para a população iguaçuense se reunir e interagir com os visitantes da cidade, junto à natureza”, afirmou. “Também é uma alternativa econômica para dezenas de feirantes e palco para as manifestações de artistas e produtores culturais”, completou.
Ponto de encontro e promoção da arte
O coordenador da Feira Praça Boulevard, Freddy Pazos, destacou a retomada da praça pública para o uso da população. “O mais importante é o resgate e a revitalização da praça, que estava abandonada. Agora, o espaço será convertido em um belo ponto de encontro para a família”, disse. “Reforçamos o convite para que as pessoas visitem o evento, que valorizará os produtos artesanais, coloniais e culturais da comunidade”, complementou.
No ambiente tipicamente de feira, que propõe lazer, cultura e convivência, os organizadores pretendem consolidar a Feira Praça Boulevard como canal de difusão das novidades artísticas dos realizadores da região trinacional. “Queremos que seja uma feira de inovação e tendências, mostrando e integrando o que há de mais atual e descolado em artes, artesanatos e trabalhos manuais”, ressaltou o artesão Freddy Pazos.