A implantação no Paraná de uma política regionalizada de desenvolvimento do turismo, nos moldes adotados pelos estados do Nordeste. Este será o centro dos debates durante a audiência pública sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS), a partir das 10 horas, na Assembleia Legislativa, com a presença de dois representantes do Ministério do Turismo.
“O PDITS é um dos mais amplos programas do Ministério, prevendo investimentos em infraestrutura, treinamento, serviços, pesquisa e incentivos, de forma regionalizada, para toda a cadeia turística”, explica o presidente da Comissão de Turismo da Assembleia, deputado Chico Brasileiro.
Os convidados para falar dos planos do Ministério para o Paraná são o diretor do Departamento de Ordenamento do Turismo, Rogério Cóser, e o coordenador-geral de Planejamento Territorial do Turismo, Eduardo Madeira.
Eles querem chamar a atenção do trade turístico, parlamentares e governo estadual sobre a importância e os benefícios para o Paraná de se habilitar ao financiamento com recursos do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).
O Ministério do Turismo e o governo do Paraná elaboraram em 2012 três PDTIS para as regiões de Curitiba/Campos Gerais, Litoral Paranaense e Foz do Iguaçu. Em 2014, foi elaborada uma versão só para Curitiba com o apoio da prefeitura da capital.
“Infelizmente, esses projetos não saíram do papel, embora houvesse previsão de investimentos no total de US$ 100 milhões para os três PDTIS regionais”, afirmou. Diversos estados do Nordeste têm impulsionado o turismo com o PDITS, gerando empregos e renda.
Assessoria de Imprensa