o juiz Wendel Fernando Brunieri, da 2ª Vara de Fazenda Pública de Foz do Iguaçu, determinou que a prefeita interina de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi (PSDB) e a secretária de Saúde do Município, Patrícia Foster, tomem providências para o início da reforma do Pronto Atendimento do Bairro Morumbi I, em um prazo de até cinco dias, além da volta do funcionamento de um aparelho de raio-X da unidade.
A decisão do juiz foi expedida no dia 24 de outubro, porém, a Procuradoria do Município só foi intimada na última segunda-feira (7). Ainda na decisão, se a prefeita e a secretária não cumprirem a determinação, poderão ser presas. A decisão é resultado do não cumprimento de duas ordens judiciais.
“Determino ainda a intimação pessoal das senhoras Patrícia Gottardello Foster Ruiz, Secretária Municipal de Saúde e Ivone Barofaldi da Silva, Prefeita Municipal de Foz do Iguaçu, para que, no prazo de 5 (cinco dias) comprovem o início das obras de reforma estrutural da Unidade de Saúde do Pronto Atendimento do Morumbi I e apresentem a previsão (que deve ser a mais breve possível) de efetivo funcionamento do aparelho de raio-X na referida Unidade de Saúde, sob pena de prisão pela prática do crime de desobediência, e ainda responsabilização cível e administrativa“. diz a decisão do magistrado.
Em abril deste ano, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) denunciou os problemas de estrutura no prédio do PA Morumbi, além da falta de medicamentos e médicos, que resultou na decisão da Justiça.