Em cerimônia realizada na última sexta-feira (4), a rede municipal de educação de Santa Terezinha de Itaipu, em parceria com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), realizou a formatura de 273 alunos no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência). O evento aconteceu no Ciami (Centro Integrado de apoio a Melhor Idade) e contou com a presença de autoridades locais, representantes da PM-PR, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, além de pais e professores.
Implantando em 2004, com a primeira formatura no ano seguinte, o Proerd já capacitou aproximadamente 5,3 mil alunos em Santa Terezinha de Itaipu. O programa é preventivo e estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola. A tarefa é desempenhada por um policial fardado e professores, que procuram mostrar os efeitos das drogas e ensinar as habilidades e motivação necessárias para que as crianças se mantenham longe de substâncias nocivas à própria saúde.
Crianças de nove a 12 anos participam do programa, que busca desenvolver nelas autoestima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas. “A droga é um mal que afeta a sociedade e o nosso trabalho é de conscientização, de promover a prevenção. E fazemos isso em parceria com a escola, trabalhando o tema uma vez por semana em cada unidade da rede municipal de ensino, mas contanto sempre com o apoio das famílias, com o monitoramento dos pais no comportamento dos filhos”, explicou o Policial Nobre, instrutor do programa em Santa Terezinha.
Para a aluna Débora Bonet de Miranda, de 10 anos, o aprendizado do Proerd fará muita diferença em sua vida. “Foi muito importante, aprendi bastante com o programa, sobre o mal que às drogas fazem a pessoa e como devemos nos comportar e se manter longe delas”, frisou. “O programa é fundamental porque essas crianças estão levando esse conhecimento para além dos muros da escola, na família, no convívio com os amigos”, avaliou Simara Cordeiro, Secretária Municipal de Educação.
Assessoria STI.