Depois do Outubro Rosa, a usina de Itaipu aderiu desde a última sexta-feira (4), à Campanha Novembro Azul. Até o fim do mês, parte dos 747 refletores e 112 luminárias utilizados no show da Iluminação da Barragem estará com as cores do movimento mundial que alerta os homens sobre a importância do exame de próstata.
Esta será a primeira vez que a usina ilumina a barragem com as cores azuis. A adesão à campanha é uma iniciativa das duas margens da empresa, a brasileira e paraguaia, explica a gerente da Relações Públicas de Itaipu, Rebecca Montanheiro, que teve câncer de pele e, a partir de sua experiência, fundou o Instituto Melanoma Brasil, que realiza ações de conscientização e prevenção ao câncer de pele e possui página no Facebook (facebook.com/melanomabrasil).
Os testes finais foram feitos nesta quinta-feira (3). As lâmpadas da Campanha Outubro Rosa, que a usina promoveu pela terceira vez no mês passado, para lembrar a luta contra o câncer de mama, foram substituídas ao longo da semana. Cerca de 20% das quase mil lâmpadas utilizadas no espetáculo são substituídas para chegar a esse tom.
Assim como a Itaipu, outros ícones mundiais, como a Torre Eiffel, em Paris, a Estátua da Liberdade, em Nova York, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, levarão a mesma mensagem durante o mês inteiro.
A Iluminação da Barragem é uma das atrações oferecidas aos visitantes de Itaipu, normalmente às sextas-feiras e sábados, às 20h. No horário brasileiro de verão, elas ocorrem às 21h.
Outros atrativos
Nos próximos dias, o Portal do Conhecimento, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila), próximo à Barreira de Controle, na entrada da usina, as calotas do Parque da Piracema e o Ecomuseu de Itaipu devem ganhar as cores da Campanha Novembro Azul.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. O diagnóstico precoce pode aumentar em 90% as chances de cura.
(Itaipu Binacional – Foto: Adilson Borges)