Cerca de 4 mil pessoas visitaram a 12ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, nesta quarta-feira, 2. Foi o maior público registrado em um único dia, nesta edição do evento. Moradores da cidade e turistas aproveitaram o feriado para participar da programação artística gratuita e percorrer os estandes de livrarias e sebos, que oferecem publicações a preços baixos e acessíveis. A feira literária segue até domingo, 6, no Shopping Catuaí Palladium.
O movimento de visitantes foi intenso em todos os espaços da Feira do Livro. No palco, crianças, jovens e adultos acompanharam os espetáculos de circo e música, apresentados por artistas iguaçuenses. No miniauditório, escritores debateram seus trabalhos com os participantes. Na área da feira dedicada à comercialização de livros, o público era surpreendido com interferências artísticas, em um clima de diversão e cultura.
O presidente da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Perci Lima, atribui o grande público da feira ao reconhecimento da população à nova formatação do evento e às parcerias reunidas. “A comunidade entendeu a proposta, que é valorizar os artistas e escritores de Foz do Iguaçu”, destaca. “Ao prestigiar as atrações da feira, a população está valorizando e estimulando a cultura local, fomentando o desenvolvimento de livrarias e sebos da cidade”, expõe.
O aumento do número de visitantes foi verificado pelo livreiro Amadeus Mariano, proprietário do Sebo Amadeus. “Foi um dia bem movimentando, com a presença de muitas famílias, que visitaram os estandes e interagiram com a programação cultural. Notamos que o público veio ao shopping em busca das atividades da Feira do Livro”, diz. Amadeus ainda ressalta a presença de turistas. “Vendi vinil para turistas de São Paulo e do Rio de Janeiro”, conclui.
A estudante universitária Carla Moura visitou a Feira do Livro para aproveitar as promoções das livrarias e sebos. “É um período em que todas as livrarias fazem ofertas. Aproveito para renovar minhas leituras, sem gastar muito”, revela. Fascinada com a apresentação da Troupe Luz da Lua, Sophie Martins, de 8 anos de idade, espera voltar à feira e conferir outras atrações. “Quero vir de novo, achei tudo muito divertido”, conta.
Livros, lazer e cultura
Nesta quinta-feira, 3, as atrações da 12ª Feira do Livro incluem apresentações culturais, contação de histórias, lançamentos de livros e debates. Os estandes de livrarias e sebos permanecem em funcionamento das 10 às 22 horas. Instalado na praça de alimentação do shopping, o Espaço Gourmet atende das 11 às 23 horas, reunindo variedades de lojas de alimentação e bebidas, integrado ao ambiente literário e cultural.
Nesta quinta-feira, entre as obras a serem apresentadas ao público da feira estão o “Perfil do adolescente e jovem da tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai”, dos professores da Unioeste, Elis Palma Priotto e Oscar Kenji Nihei, “A caminhada é longa e o chão tá liso: movimento hip-hop em Florianópolis e Lisboa (Portugal)”, de Angela Souza (Unila) e “Higiene consciencial”, de Eduardo Martins (Editares).
Realização
A 12ª Feira Internacional do Livro é uma realização compartilhada entre a Prefeitura do Município de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, Shopping Catuaí Palladium, Acifi, por meio do Núcleo de Livrarias e Sebos, Itaipu Binacional e Fundo Iguaçu. O evento conta com o apoio das instituições de ensino Colégio COC, Uniamérica, Unioeste e Unila.
12ª Feira Internacional do Livro
Atividades diárias, até domingo (06 de novembro)
Shopping Catuaí Palladium (av. das Cataratas, 3570)
Estacionamento gratuito
PROGRAMAÇÃO – QUINTA-FEIRA E SEXTA-FEIRA
QUINTA-FEIRA, 3
Manhã
– 10h00 às 22h00 – Funcionamento dos Estandes/Livreiros
Tarde
MINIPALCO
– 13h00 – Apresentação Cultural
PALCO CULTURAL
– 15h00 – Contação de Histórias – Ciranda da Leitura
– 18h00 – Contação de Histórias – Ciranda da Leitura
MINIAUDITÓRIO COC
– 19h00 – Lançamento dos livros “Perfil do adolescente e jovem da tríplice fronteira: Brasil, Argentina e Paraguai” e “Perfil del adolescente y el joven de la triple frontera: Brasil, Argentina y Paraguay”, de Elis Palma Priotto e Oscar Kenji Nihei (Unioeste)
– 20h00 – Lançamento do livro “A Caminhada é longa e o chão tá liso: movimento hip-hop em Florianópolis e Lisboa (Portugal)”, de Angela Souza (Unila)
– 21h00 – Lançamento do livro “Higiene Consciencial”, de Eduardo Martins (EDITARES)
SEXTA-FEIRA, 4
Manhã
– 10h às 22h – Funcionamento dos Estandes/Livreiros
Tarde
MINIPALCO
– 13h00 – Versão Contrária
PALCO CULTURAL
– 15h00 – Contação de Histórias – Ciranda da Leitura
– 18h00 – Contação de Histórias – Ciranda da Leitura
MINIAUDITÓRIO COC
– 13h00 – Oficina de Dança Gauchesca, ministrada pelo professor Odair Silva
– 18h30 –Espetáculo “Luz da Lua é Show”, da Troupe Luz da Lua
– 19h00 – Lançamento do livro “Curso Intermissivo”, de Tathiana Mota (EDITARES)
– 20h00 – Lançamento do livro “Paradoxos”, de Luiz Bonassi (Editares)
– 21h00 – Lançamento do Livro “Desenvolvimento, integração e conservação da Pan-Amazônia”, de Luis E. Aragón e Pedro M. Staevie (Unila)
Assessoria