As unidades da Sanepar de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo conquistaram o Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS). O resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira (27) pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES). O PNQS é considerado a mais importante ferramenta de gestão do saneamento ambiental, que estimula o gerenciamento dos serviços dentro dos critérios e modelos mais eficazes no cenário mundial. Candidata em todas as edições do PNQS, a Sanepar levou também o troféu com a Gerência Geral Metropolitana e Litoral (GGML). A Sanepar participa do PNQS, desde a sua implantação em 1997.
O PNQS é o único prêmio no mundo que reconhece o trabalho das empresas de saneamento, que buscam a eficiência no desempenho e a melhoria contínua das atividades de rotina. O prêmio foi instituído para estimular e servir de ferramenta na implantação de processos de gestão mais modernos, para reconhecer as organizações que se destacam utilizando as boas e inovadoras práticas de gestão e as que apresentam resultados superiores de desempenho. Além disso, o evento preconiza agregar valor e promover capacitação gerencial e operacional para as empresas.
A análise dos Relatórios de Gestão apresentados pelas organizações é feita com base em fundamentos estabelecidos pela Fundação Nacional da Qualidade. Esses fundamentos foram incorporados pelo Comitê Nacional da Qualidade Ambiental (CNQA), dando origem ao modelo de avaliação do PNQS. O modelo leva em conta oito critérios: Liderança, Estratégia e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e conhecimentos, Pessoas, Processos e Resultados, que fazem parte do Modelo de Excelência de Gestão (MEG). Para fazer parte do seleto grupo de empresas, considerado como o das mais eficientes, as concorrentes necessitam atender aos critérios de avaliação estipulados pela promotora do evento e que se baseia nos critérios adotados pelo Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ).
As regionais de Cascavel e Foz do Iguaçu foram contempladas com o Troféu Prata e a Regional de Toledo e a GGML com o Troféu Ouro, todas no nível II. A cerimônia de premiação e o Seminário de Benchmark das melhores práticas do PNQS serão realizados no dia 22 de novembro, na cidade de São Paulo.
Serão premiadas também três unidades da Companhia de Saneamento de São Paulo (Sabesp), duas da Odebrecht Ambiental, duas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), cinco da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e o Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara (DAAE).
Assessoria