Na manhã de quarta-feira (19), a prefeita de Foz do Iguaçu Ivone Barofaldi recebeu a visita de alguns dos vereadores eleitos para o novo mandato a partir de janeiro de 2017. Além dos novos eleitos, o vereador Luiz Queiroga, reeleito para mais um mandato, também esteve presente à reunião, com a participação da secretária de governo, Arialba Freire, da Procurada Geral do Município, Claudia Canzi e secretários de carreira que compõem o quadro da atual gestão do Executivo.
O motivo da reunião era dar as boas vindas aos novos eleitos ao cargo do Legislativo Iguaçuense e para apresentar os reais problemas que a administração vem enfrentando com as contas do município, discutindo entre todos, estratégias que venham a contribuir com a tomada de decisões até o final deste ano e no início de 2017 quando os vereadores tomam posse.
A prefeita parabenizou a todos pela conquista do mandato e se colocou à disposição no que estiver ao alcance de atendê-los até que estiver à frente da Prefeitura. “Considero de extrema importância receber vocês aqui hoje, para que conheçam um pouco do nosso dia a dia, saibam dos nossos problemas e daquilo que estamos tentando fazer, dentro do permitido legalmente, para que seja melhor para toda população. Estamos enfrentando um momento muito difícil, pela crise financeira que assolou a nossa cidade, e principalmente, na área da saúde, mas estamos com uma boa equipe de pessoas sérias, comprometidas e todos funcionários de carreira na Prefeitura, para nos orientar a dar os encaminhamentos corretos evitando a paralisação dos serviços públicos. Desta forma, fiz questão da presença de vocês para abrir nossas portas e ajudá-los a irem conhecendo a realidade que Foz do Iguaçu está passando e aquilo que terão pela frente a partir do ano que vem”, destacou Ivone.
Os vereadores agradeceram ao convite e a oportunidade do debate junto à prefeita. “Isso representa uma demonstração de humildade da prefeita Ivone. Fomos eleitos para cuidar das pessoas, essa é nossa intenção. Por isso, a oportunidade de conhecer o funcionamento do Executivo junto ao Legislativo nos ajudará a assumirmos mais conscientes de tudo o que precisa ser feito”, disse Protetor Jorge, um dos vereadores eleitos.
A prefeita ainda completou enfatizando que sente a necessidade de mais união entre os poderes Executivo e Legislativo. “Se houvesse mais união entre a Prefeitura e os vereadores talvez não tivessem ocorrido tantos problemas como aconteceram em Foz do Iguaçu. É preciso que haja mais fiscalização das ações e comprometimento com cada obra e com cada contrato firmado. Nossa cidade não é uma brincadeira e isso é coisa séria. Precisamos de pessoas sérias que combatam a corrupção e que trabalhem em prol das pessoas”, disse.
Sobre a saúde
Muito discutido durante o encontro, os problemas relacionados com a saúde de Foz do Iguaçu também foi ponto de questionamento dos vereadores eleitos. Segundo eles, a partir de 2017, a Câmara assumirá uma nova fase, de mais transparência e coerência.
Ficou definido que serão realizadas reuniões semanais na Prefeitura, entre os vereadores eleitos e cada secretário municipal, para que o funcionamento, projetos e gargalos de cada pasta sejam apresentados aos vereadores, que irão conhecendo os trâmites da administração do município e discutindo semanalmente.
AMN