A usina hidrelétrica de Itaipu vai receber, neste domingo (16), a segunda etapa do Campeonato Paranaense de Ciclismo de Estrada 2016, promovido pela Federação Paranaense de Ciclismo e Secretaria Municipal de Esportes de Foz do Iguaçu, com patrocínio de Itaipu Binacional. As largadas devem começar às 7h45.
Os competidores vão pedalar um percurso de 6,1 quilômetros entre a barreira de entrada da usina, no prolongamento da Avenida Tancredo Neves, até a primeira rotatória que dá acesso à área industrial – e depois retornar pelo mesmo caminho.
O coordenador técnico do evento, Thiago Souza Salviano, da Secretaria Municipal de Esportes, disse que a prova vai reunir 200 atletas do Brasil, Paraguai e Argentina. As inscrições se encerraram nesta quinta-feira (13). Apenas ciclistas estrangeiros poderão fazer a inscrição no dia do evento.
São várias as categorias em disputa, de elite a infantojuvenil (de 12 a 14 anos), passando por juvenil, júnior, sub-30, sub-23 e master (que inclui sete subdivisões, contemplando atletas de 30 a 60 anos ou mais). A concentração será às 6h30, com largadas sequenciais a partir das 7h45 até às 12h. A premiação está prevista para as 13h.
Segundo Salviano, o apoio de Itaipu elevou o nível da prova. “Conseguimos melhorar a estrutura, o que faz com que os atletas participem em peso”, disse. “Além disso, fazer a prova dentro da usina, em local controlado, sem trânsito, dá muito mais segurança ao competidor.”
Neste sábado (13), às 18h30, no Hotel Bella Itália, a organização fará o congresso técnico da prova, para apresentação do regulamento, logística e entrega dos kits dos atletas.
O Campeonato Paranaense de Ciclismo de Estrada tem três etapas: a primeira ocorreu em agosto, em Londrina; e a última será em Morretes, em novembro. De acordo com Salviano, a competição é realizada anualmente, em diferentes municípios do Estado. Foz do Iguaçu recebe uma etapa pela quinta vez.
Assessoria