Alunos do Colégio Estadual Três Fronteiras, no Bairro Porto Meira, em Foz do Iguaçu, se reuniram na manhã desta quinta-feira (13) para tratar sobre uma possível ocupação da escola, à exemplo de outras escolas do Paraná. Os estudantes são contra a Medida Provisória anunciada pelo Governo Federal, de reforma do ensino médio.
Uma das alunas organizadoras do movimento, Isabelle Villalba, informou que serão discutidos os pontos de ocupação do colégio. A aluna ressaltou que a ocupação não tem a ver com a greve dos professores estaduais do Paraná, que pedem o cumprimento da data-base para janeiro.
“A gente quer fazer como uma forma de protesto. A uma grande possibilidade de ocupar e esperamos uma grande adesão dos alunos e até professores”, disse.
Os alunos são contrários principalmente da implantação do ensino integral nas escolas públicas. Para eles, os colégios não possuem estrutura para manter os alunos por mais três horas diárias. Outra questão em debate é de que pessoas com pouca formação poderão dar aula.