A Gincana de Integração – Nossa Força É Voluntária, promovida pelo Programa Força Voluntária, será especial este ano. A ideia, segundo a coordenadora da ação, Lilian Paparella (RS.GB), é trabalhar com valores e projeto de vida. O ponto alto da programação será um bate-papo com um atleta que simboliza isso tudo: o jogador de vôlei Serginho (Sérgio Dutra Santos), bicampeão olímpico com a seleção brasileira e consagrado como o maior líbero de todos os tempos. A apresentação será no Ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, no dia 23 de outubro, às 14h30.
O evento será dirigido às crianças atendidas pela Abasfi, Judofoz, Grupo Escoteiro Pedra que Canta, Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT) da Itaipu e projetos esportivos apoiados pela empresa por meio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). São ações que buscam trazer novas perspectivas de vida para crianças em situação de risco social. Ao todo, cerca de 500 crianças, de 8 a 16 anos, deverão comparecer à palestra.
Pessoas da comunidade em geral também estão convidadas a participar. Basta levar uma caixinha ou pacote de gelatina, que vale por um ingresso (um por pessoa). O montante será doado a pacientes em tratamento de câncer, como parte da Campanha Cuidando de Viver, promovida anualmente pela Itaipu.
Na palestra, que terá cerca de uma hora, Serginho irá responder a perguntas das crianças. As perguntas serão previamente selecionadas por elas mesmas, em suas escolas, em atividades conduzidas por voluntários da Itaipu.
Serginho
De origem humilde, Serginho abordará questões relacionadas a valores, ética, motivação e superação de desafios, a partir de sua própria história de vida. Também conhecido como Escadinha, ele é tido como o melhor líbero da história do vôlei. Com suas defesas difíceis e passes precisos, fez a diferença em suas atuações com a camisa da seleção brasileira, da qual se aposentou em setembro.
Em 2009, foi eleito o jogador mais valioso (MVP) da Liga Mundial, tornando-se o único líbero da história a ter conquistado essa posição. É o único brasileiro que disputou quatro finais olímpicas consecutivas, sagrando-se bicampeão em Atenas (2004) e no Rio de Janeiro (2016), onde foi eleito o MVP do torneio masculino.
Valores e projeto de vida
De acordo com Lilian, uma pesquisa junto às escolas identificou a necessidade de se trabalhar com os temas selecionados para a gincana deste ano, valores e projeto de vida, especialmente junto aos estudantes de 8 a 16 anos de idade. “Teremos a participação da psicóloga Cibele Lessa Alves, que, voluntariamente, irá orientar os participantes a falar sobre valores e estimular as crianças e adolescentes a refletir sobre essas questões”, afirmou.
Os voluntários do Força vão contribuir participando de atividades anteriores à palestra de Serginho (convidando os estudantes e explicando como será), durante (auxiliando e orientando as crianças e pessoas da comunidade) e também no dia 19 de novembro, quando serão realizadas dinâmicas com os jovens, dentro da mesma temática já trabalhada.
“Daí a importância de reforçarmos o nosso time de voluntários com os colaboradores da Itaipu, principalmente porque iremos atuar com muitas crianças”, explicou Lilian.
Ajude o Força!
Toda a ajuda é bem-vinda. Empregados, estagiários, jovens do PIIT e terceirizados podem colaborar. Para fazer parte do Programa Força Voluntária, basta enviar um e-mail para forcavoluntaria@itaipu.gov.br.
Assessoria