A Uniamérica, que presta serviços laboratoriais em parceira a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, anunciou que a partir desta sexta-feira (7) deixará de oferecer os serviços de exames clínicos no Laboratório Municipal. Na tarde de quinta-feira (6), a prefeita Ivone Barofaldi esteve reunida com o promotor Luis Marcelo Mafra, no Ministério Público Estadual, com o objetivo de encontrar uma solução para o problema.
Na manhã desta sexta-feira, um aviso na porta do laboratório, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), na Avenida Paraná, informava que a coleta de exames está sendo realizada nas unidades de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Patrícia Foster, informou que o fim da parceria entre a universidade e o município, se deve a um problema jurídico no contrato. A Uniamérica passou a realizar os serviços de análises clinicas no Laboratório Municipal em agosto deste ano, após o fim do contrato com o Laboratório Biocenter.
A Secretaria de Saúde informou que o atendimento à população não será paralisado. Os exames de urgência e emergência do Hospital Municipal continuarão sendo feitos pelos servidores do município. Já os exames encaminhados pelos postos de saúde, serão feitos por laboratórios particulares, a partir da próxima semana.
A dívida acumulado do município com a Uniamérica durante os dois últimos meses, é de R$ 500 mil. Segundo Patrícia Foster, esse valor foi reservado e o pagamento será efetuado. “Não é falta de recurso, é um problema no contrato que não tem validade jurídica.
No Laboratório Municipal, 16 funcionários do município continuam o trabalho. Os exames de consultas encaminhados pelos postos de saúde, serão feitos por cinco laboratórios particulares, credenciados ao município. Esses laboratórios serão anunciados para a população a partir de segunda-feira (10).