De 19 a 21 de outubro acontece em Foz do Iguaçu, no Parque Tecnológico Itaipu, a 13ª Conferência Latino-Americana de Software Livre. A Latinoware reúne especialistas, pesquisadores, estudantes e professores, promovendo o debate sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações em diferentes áreas.
Segurança, banco de dados, georeferenciamento, robótica, administração de redes e infra, linguagens de programação, bem como aplicações em educação, empreendedorismo e negócios são algumas das temáticas da edição de 2016. A programação contempla mais de 150 palestras, minicursos e oficinas.
Todo ano, um dos momentos mais esperados do evento é a palestra magna conduzida pelo diretor da Linux International, Jon Maddog Hall, um dos principais entusiastas do software livre no mundo. A palestra será no dia 19, às 10 horas.
A Latinoware é uma iniciativa do Parque Tecnológico Itaipu e Itaipu Binacional. Mais de 4 mil pessoas, de todo o país, já estão inscritas. As inscrições custam R$140,00 e podem ser feitas pelo site latinoware.org ou durante o evento.
A identidade visual deste ano tem o rosa como cor predominante. A intenção é homenagear e incentivar a participação das mulheres em projetos de ciência e tecnologia. Na oportunidade, acontecerão ações da Campanha Outubro Rosa, que alerta para os cuidados e prevenção ao câncer de mama.
Além dos estandes e espaços para conversas e debates, a conferência contará com um caminhão-cinema, que veiculará filmes 3D e vídeos sobre temáticas diversas. O veículo tem ambiente climatizado e capacidade para 40 pessoas. Durante a Conferência também acontece o 2º Fórum Latino-Americano de Hardware Livre que terá como foco a robótica aliada à educação. Serão realizadas oficinas sobre automação industrial, impressão 3D, hardware e software livre, discussões pedagógicas e ferramentas educacionais que podem contribuir na promoção da educação.