Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, pela primeira vez, terão identificação biométrica para o eleitor que for votar no próximo domingo, 2 de outubro. O sistema foi implantado neste ano, obrigando o eleitorado dos dois municípios renovarem o cadastro no fórum eleitoral.
Como o sistema é novo, a Justiça Eleitoral está alertando a população para votar na parte da manhã do próximo domingo, para não haver risco de atrasos no processo. Segundo a chefe do cartório eleitoral de Foz, Nerli Vieira, historicamente outras cidades que implantaram o sistema biométrico tiveram atrasos e formação de longas filas no período da tarde.
Além disso, em nota encaminhada a imprensa, a Justiça Eleitoral faz uma série de recomendações ao eleitor. Confira a nota:
A Comarca de Foz do Iguaçu fará história nesse domingo. Após processo de revisão eleitoral com recadastramento biométrico, que envolveu toda a população e a sociedade civil organizada, pela primeira vez teremos eleições com utilização do sistema biométrico de autenticação do eleitor quando da votação.
A Justiça Eleitoral tem expectativa positiva quanto ao novo sistema, que já foi utilizado em outras cidades do país.
É claro que contratempos poderão ocorrer, e é natural em razão da nova sistemática. Para minimizar essa possibilidade, milhares de voluntários foram treinados para fazer todos os procedimentos necessários. O sistema de biometria nos traz um grande avanço na segurança e fiabilidade do voto.
Independentemente disso, e mesmo com o regular funcionamento do sistema, é bom lembrar que continua necessário ao eleitor levar seu documento oficial com foto para o local de votação.
Para termos um dia de eleições tranquilo, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor não deixe o voto para a última hora. Leve anotado o número de seus candidatos, para evitar atrasos e enganos no momento de inserir na urna a numeração. Observe as restrições legais quanto à proibição da chamada “boca de urna”. Evite aglomerações.
O momento do voto é importante. Trata-se de uma conquista democrática das gerações de brasileiros que sonharam com um país mais justo.
Cada voto é importante. Não existe voto de valor menor ou maior. Todos são iguais e fazem a diferença ao final.
É com o voto que traçamos o futuro da nossa comunidade.
Faça a diferença, vote.
Geraldo Dutra de Andrade Neto
Juiz Diretor do Fórum Eleitoral
Combater o desperdício é poupar os recursos naturais e valorizar os bens públicos.