Durante fiscalização na região da BR 277, Policiais Federais do grupo de Polícia Fazendária (GPfaz) abordaram dois veículos que aparentemente pertenciam a uma empresa de escolta armada.
Após vistoria no interior dos veículos foram encontrados 3 simulacros (cópias idênticas a armas originais, mas sem poder de fogo) de pistola e um de espingarda calibre 12. Os ocupantes alegaram que chegaram a Foz do Iguaçu na manhã de 28/09/2016, pois haviam efetuado serviço de escolta de 3 ônibus de turismo vindos de Curitiba/PR.
Após análise, foi constatado tratar se de uma empresa de monitoramento que não é autorizada a efetuar escoltas armadas. Outro fato que chamou a atenção foi o tipo de pintura utilizada nos veículos (muito semelhante à adotada pela PF).
Os ocupantes, simulacros e veículos foram encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Foz do Iguaçu/PR e apresentados à equipe de plantão para as providências de rotina.
As empresas autorizadas a atuarem no segmento de escolta armada são fiscalizadas pela Policia Federal. Necessitam solicitar através de tramites normatizados a autorização para a atividade. Após a apresentação da documentação exigida, as empresas serão fiscalizadas por equipes especializadas de policiais federais. A vistoria é efetuada nas armas, equipamentos de segurança, viaturas, funcionários, entre outros itens. Quando o procedimento é finalizado e a empresa encontra-se apta a exercer estas atividades, a permissão para trabalho é publicada no Diário Oficial. A renovação é exigida anualmente.
A empresa foi notificada pela Policia Federal, em esfera administrativa, a regularizar a situação no prazo de trinta dias, ou encerrar a atividade.