Muitas emoções, lágrimas e sorrisos de felicidade marcaram o lançamento do filme “Carta da Terra para Crianças: Um Novo Olhar”, realizado na noite desta segunda-feira (26), no Cineplex do shopping JL Cataratas. Quase um ano após o início da produção do filme, pelo Coletivo Educador Municipal – CEM de Foz do Iguaçu, a ocasião especial, promovida no Dia Nacional do Surdo, reuniu aproximadamente trezentos convidados.
Trata-se de um curta-metragem na língua brasileira de sinais – LIBRAS e legendado em português, cujo roteiro foi adaptado da cartilha “Carta da Terra para Crianças”, uma iniciativa da equipe de educação ambiental do município em 2012. O texto utilizado pertence ao Núcleo de Amigos da Infância e da Adolescência – NAIA.
O elenco da produção é formado pelos alunos e professores da Escola Lucas Silveira da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Foz do Iguaçu – APASFI, cuja duração ocorreu entre outubro de dezembro de 2015. “Tínhamos o sonho de acessibilizar a mensagem da Carta da Terra e, por meio de um projeto junto à Itaipu Binacional e o Conselho dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no ano de 2015, obtivemos um valor que possibilitou grande parte da produção, que pôde ser finalizada com outras importantes parcerias,” relatou a educadora ambiental Rosani Borba da secretaria municipal de Meio Ambiente.
Participaram do evento representantes das entidades integrantes do CEM, comunidade escolar da APASFI, a secretária municipal da Educação Lisiane Sosa e colaboradores do Cine Cataratas. Para muitos da Escola Lucas Silveira, o evento foi à primeira oportunidade de ir a um cinema, pois a maioria tem dificuldade de entender um filme apenas com legendas.
Para contribuir com a prática pedagógica, o filme estará disponível na internet e também será distribuído em todas as escolas municipais e na modalidade de Educação Especial de Foz do Iguaçu, e de outros municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica do Paraná 3. Será também enviado à Iniciativa da Carta da Terra Internacional, com sede na Universidade da Paz na Costa Rica, sob a coordenação de uma brasileira.
Carta da terra para crianças: um novo olhar – o filme
Para realizar este filme, os envolvidos viveram dias de muito aprendizado, pois foi preciso chegar a um consenso para produzir um texto adaptado em LIBRAS. Foram necessárias inúmeras conversas e alterações até a finalização do roteiro para os docentes da Escola Lucas Silveira ensaiarem os atores.
Em vinte minutos, o curta é ambientado em diversos pontos da cidade como o Parque Monjolo, as Cataratas do Iguaçu, a Itaipu, o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, a Ponte Internacional da Fraternidade, a Escola Lucas Silveira, praças, casas e ruas da cidade. A história se passa em uma aula ao ar livre, onde o professor desafia a turma a estudar os dez princípios da Carta da Terra para Crianças e, ao longo do filme, os alunos vivem diversas situações para entenderem cada ponto do documento.
AMN