Agência do Trabalhador em Foz do Iguaçu realizou na sexta-feira (23), o Dia D, com o objetivo de incluir pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Em Foz, 60 pessoas foram atendidas por quatro empresas dos setores da hotelaria, supermercados, educação e comércio.
Em todo no Estado, o número de vagas passa de mil. No Brasil, 45.606.048 pessoas têm algum tipo de deficiência, o que corresponde a 23,9% da população, segundo os últimos dados divulgados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No Paraná, são mais de 2, 2 milhões de pessoas com deficiência.
O DIA D – Essa é a terceira edição do Dia D, uma das ações do Estado para incentivar a inclusão da Pessoa com Deficiência, realizada pela Secretaria da Justiça, trabalho e Direitos Humanos. No Paraná, a contratação de Pessoas com Deficiência chega a 2% das contratações gerais, índices encontrados em países como Alemanha, França e Canadá.
“A gente sabe que a verdadeira inclusão se dá pelo trabalho, mas sozinho o Poder Público não dá conta de promover essa inserção. Só quando unimos forças, Poder Público, Sociedade Civil e as próprias pessoas com deficiência, é que conseguimos alcançar resultados satisfatórios e promover uma inclusão verdadeira e duradoura”, ressaltou a coordenadora Estadual de Intermediação da Mão de Obra da Secretaria da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Angela Carstens.