O secretário municipal de Turismo, Lourenço Kurten e a superintendente do Foztrans, Larissa Mantovani, participaram de uma reunião com a prefeita de Ciudad Del Este, Sandra Zacarías, na segunda-feira (19), na cidade paraguaia, no sentido de revolver questões relacionadas ao transporte de passageiros na fronteira, especialmente táxis e veículos de turismo. Participaram também do encontro a chefe do escritório Regional Alto Paraná, da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai, Sofia Montiel de Afara, diretores do Foztrans, representantes do Sindicato dos Taxistas e Coopertáxi de Foz do Iguaçu, entre outras autoridades.
Reclamações
Divergências têm acontecido desde que taxistas paraguaios pediram maior fiscalização e controle da atividade dos profissionais brasileiros quando atuam em Ciudad Del Este. A reclamação é que os taxistas brasileiros, além de deixarem turistas em Ciudad Del Este, também trazem passageiros de volta a Foz. Em ambas as cidades, existe um acordo de que taxistas só podem levar e trazer turistas entre os municípios desde que sejam os mesmos passageiros. Para isso, é utilizado como instrumento de acompanhamento dos serviços, a lista de passageiros, a qual deve ser carimbada pelo agente fiscal na entrada de cada país para a conferência no momento da saída. Em virtude de manifestação realizada por taxistas de Foz do Iguaçu na Ponte da Amizade no último sábado (17), as discussões se ampliaram.
Na reunião realizada na prefeitura de Ciudad Del Este, foram explanadas todas as dificuldades relacionadas ao tema e ficou decidido que as discussões incluirão a ANTT e DINATRAN (Paraguai). A prefeita Sandra Zacarias, após amplo debate, que durou quase 3 horas, determinou que a fiscalização volte a ser realizada nos moldes anteriores com a utilização da lista de passageiros carimbada, até que um novo acordo seja estabelecido.
Sendo assim, os veículos de transporte (táxis e turismo) poderão levar seus passageiros até Ciudad Del Este, retornar vazios e, posteriormente, buscá-los, desde que estejam relacionados na lista que foi carimbada na primeira entrada.
Novos encontros serão agendados, sendo que em outubro, haverá uma reunião entre os órgãos federais dos três países que atuam no transporte de passageiros, com a participação dos prefeitos e técnicos dos três municípios da fronteira.
Por assessoria