Na manhã deste sábado, diretores, funcionários e autoridades do município, comemoram os dez anos do primeiro atendimento no Hospital Municipal Germano Lauck, de Foz do Iguaçu. Em 2006, o local passou a receber os atendimentos pelo Sistema Único de Saúde, após o fechamento da Santa Casa. Os primeiros pacientes eram atendidos ainda na antiga estrutura da Avenida Paraná, até a conclusão de todo o complexo, inaugurado em 2011.
Para comemorar a primeira década de atendimento, um bolo de dez metros de comprimento foi cortado em frente ao prédio. O hospital atende à nove municípios da região oeste, além de moradores de países da fronteira, principalmente brasileiros residentes no Paraguai. também possui o Pronto Atendimento, que recebe pacientes encaminhados pelo Siate. Por último, o hospital inaugurou uma ala psiquiátrica e uma brinquedoteca.
Desde o início da construção, o Hospital Municipal Germano Lauck foi marcado por polêmica, sendo administrado até agora por cinco diferentes grupos, começando pela Fumpea, que deixou o hospital com a acusação de não ter conhecimento hospitalar; A Fundação Villela Batista, que recebeu reclamações dos usuários; até ser administrado pela própria Secretaria Municipal de Saúde. Em seguida, foi administrado por uma empresa terceirizada, a Organização Social Pró Saúde, que deixou de atuar após o Ministério Público Federal denunciar que entidades de saúde pública não podem ser geridas por empresas particulares. Em 2013, foi criada a Fundação Municipal de Saúde, que administra atualmente o HMFI. A Fundação recebeu no início críticas pela má gestão e excesso de gastos.