A princesa Mako (24), do Japão, chegou na tarde de quarta-feira (14) ao departamento de Alto Paraná, após participar ser recebida por autoridades paraguaias na capital Assunção. A princesa passou primeiro pela cidade de Iguazú, cidade colonizada por japonesas. À tarde, Mako veio até a fronteira, onde conheceu a hidrelétrica de Itaipu Binacional.
No mirante central da usina, Mako foi recebida pelo diretor-geral paraguaio de Itaipu, James Spalding, onde foi exibida a placa comemorativa pela visita da membro da família real japonesa. Mako estava com um vestido ñanduti, feito por artesãs paraguaias. Em seguida, visitou o Museu da Terra Guarani
Sua alteza imperial chegou ao Paraguai no último dia 7 de setembro, para participar de uma série de comemorações pelos 80 anos da imigração japonesa ao país. A visita se deve a um convite do governo paraguaio. Mako já visitou as cidades de Encarnación, na fronteira com a Argentina e La Colmena, além de Assunção.
Cerca de 10 mil japoneses vivem atualmente no Paraguai, trabalhando principalmente no comércio e agricultura. A princesa Mako é extremamente popular no Japão, assim como Kate Middleton, na Inglaterra.