A Primavera Universitária da Unioeste/Foz do Iguaçu terá atrações culturais e esportivas de segunda-feira (12) a sábado (19). As atividades são aberta à comunidade da região.
A cerimônia de abertura será na segunda-feira (12), às 8h, no auditório Alcibiades Luiz Orlando da Unioeste/Foz, com apresentações artísticas e a palestra Leitura e Universidade: Uma Visão do Futuro, com o linguista Luiz Carlos Cagliari.
No mesmo dia começa a Feira do Livro Universitário. Feita em parceria com a 12ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, a feira vai apresentar produções de 30 editoras universitárias do País.
O primeiro dia da Primavera terá ainda a abertura do Encontro Internacional dos Editores de Periódicos Interdisciplinares, que será realizada no miniauditório (prédio administrativo do campus).
DEBATES – A Primavera Universitária será uma oportunidade de debater e compreender assuntos recorrentes no cotidiano. Na terça-feira (13) o cientista político Emir Sader ministrará a palestra A Universidade que Queremos, a partir das 9h, no auditório Alcibiades Luiz Orlando.
Na quarta-feira (14), às 19h, no mesmo auditório, haverá debate com os candidatos à prefeitura de Foz do Iguaçu. Já na quinta-feira (15) o jurista Flávio Antônio da Cruz fará a palestra Delação Premiada, Compliance e Whistleblowing, às 19h.
A programação terá também o Setembro Surdo – em alusão ao Dia do Surdo, comemorado em 26 de setembro. Haverá ainda mesa-redonda sobre agroecologia, oficinas e cine debate, com a apresentação do filme Hotel Ruanda (2004), dirigido por Terry George.
EVENTOS DOS CURSOS – Durante a semana, diversos eventos dos cursos da Unioeste/Foz serão realizados paralelamente.
Na sexta-feira (16) e sábado (17) será realizada a Feira das Profissões, onde alunos do terceiro ano do ensino médio podem conhecer os cursos oferecidos pela universidade e possibilidades de formação profissional.
INTEGRAÇÃO – Também na sexta e no sábado a cultura e entretenimento dão o tom da Primavera Universitária. Estão programadas a Mostra de Música, com artistas locais, e a Rua do Recreio.
A atividade tem como objetivo aproximar a universidade da comunidade com ações lúdicas, recreativas e de entretenimento para as crianças com faixa etária de 2 a 11 anos.
“Queremos abrir as portas da Unioeste para a comunidade de Foz do Iguaçu e de toda a região. Nossa proposta é acabar com o distanciamento e fortalecer uma universidade voltada à comunidade, que é sua verdadeira dona”, explica o diretor do campus de Foz da Unioeste, Fernando José Martins.
A programação completa está no site do evento, no endereço midas.unioeste.br/sgev/eventos/primaverauniversitaria. No mesmo endereço é possível fazer a inscrição para participar das atividades. No campo Inscrições o interessado receberá todas as orientações para se cadastrar.
A Primavera Acadêmica é uma realização da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste (Proex) e Editora Edunioeste. O evento tem apoio da Itaipu Binacional, Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), Fundação Araucária, Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, Unila e Rotary MBoicy de Foz do Iguaçu.
AEN