A Câmara de Empresários de Cidade do Leste apresentou ao Conselho de Desenvolvimento Departamental, um plano estratégico de desenvolvimento socioeconômico do Alto Paraná. O projeto propõe a redução da pobreza e crescimento econômico departamental. A reunião aconteceu na sede do governo do Alto Paraná.
O plano apresentado pelos empresários da fronteira, propões um novo modelo de gestão, através de trocas, atualizações e adequações jurídicas em questões chaves para o desenvolvimento e a competitividade a nível nacional e internacional.
O projeto ainda pede a execução de obras de infraestrutura, a curto, médio e longo prazo, em um período de até 15 anos. O presidente da Câmara de Empresário, Fidelino Díaz, explicou que uma das metas é criar uma área de 35 quilômetros ao redor de Cidade do Leste, onde os estrangeiros possam percorrer e visitar sem serem incomodados.
Os empresários apontoam problemas estruturais gerados por algumas leis e propõe o uso intensivo de energia elétrica disponível, estímulo econômico para a região e acordo de convênios com os países vizinhos, fazendo da tríplice fronteira um ponto harmônico, de exemplo de cooperação socioeconômica impulsionando o desenvolvimento sustentável, atraindo turistas.
O plano pretende criar vínculo cidadão construtivo entre as autoridades locais e do governo central paraguaio.