Os candidatos ao cargo de prefeito de Foz do Iguaçu firmam a Carta-Compromisso do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social), com as propostas da sociedade civil organizada para o desenvolvimento socioeconômico da cidade. A apresentação do documento será nesta quinta-feira, 8, às 18h30, no auditório da Delegacia da Polícia Federal, durante reunião extraordinária do conselho.
Além de firmar o termo de compromisso, os candidatos terão espaço para apresentar à plenária do Codefoz suas propostas de governo e considerações sobre o conteúdo do documento. Foram convidados para participar da reunião os cinco concorrentes à Prefeitura de Foz do Iguaçu: Chico Brasileiro (PSD), Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), Phelipe Mansur (REDE), Sérgio Barros (PSC) e Tulio Bandeira (PTC).
A Carta-Compromisso foi elaborada de forma participativa, por meio de debates e estudos promovidos pelas câmaras técnicas do conselho e por organizações da sociedade civil. A base do documento foi apresentada e discutida com a comunidade no mês de agosto, durante reunião ordinária do Codefoz, com a presença de empresários, profissionais liberais, professores, gestores de entidades sociais e de classe, lideranças de bairro e membros do poder público.
O presidente do Codefoz, Roni Temp, explica que o termo de compromisso reúne diretrizes para o desenvolvimento econômico e social do município e ferramentas de aperfeiçoamento da gestão pública. “São propostas da sociedade civil que visam fomentar o crescimento de Foz do Iguaçu em todas as áreas e qualificar os serviços prestados à população, bem como promover a transparência na execução dos recursos públicos”, expõe.
Gestão, desenvolvimento e grandes obras
A Carta-Compromisso do Codefoz abrange propostas, projetos e ações prioritárias em áreas de gestão e transparência, desenvolvimento econômico e social, turismo, políticas fiscais, infraestrutura e logística, meio ambiente, terceiro setor e políticas sociais. “São demandas da comunidade para estimular o crescimento da cidade, resultado da atuação e do acúmulo de experiência das entidades representativas em cada segmento”, ressalta Roni Temp.
O documento também apresenta as obras estruturantes e de grande porte, como o Projeto Beira-Foz, a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), o viaduto da Avenida Costa e Silva e o novo sistema de pistas do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu. Embora não sejam de responsabilidade direta da administração municipal, os projetos constam do termo do Codefoz para que o futuro prefeito integre-se ao trabalho desenvolvido por representantes da entidades representativas junto aos governos estadual e federal para a efetivação das obras.
Outro compromisso a ser assumido pelos candidatos é com a revisão do Plano Diretor e a Lei de Zoneamento e Uso do Solo do município, que estão sendo finalizadas pelo Codefoz e pela prefeitura.