A associação dos Empreendedores Individuais de Foz do Iguaçu (AEIFI) reúne os cinco candidatos no próximo dia 22 de setembro no Hotel Foz do Iguaçu. A reunião com assessores e direção da entidade para o sorteio da ordem de apresentação dos candidatos e a formalização das regras será nesta terça-feira (6) na sede da associação.
De acordo como presidente da AEIFI, Ederaldo Magalhães, a reunião é uma oportunidade para os empreendedores apresentarem as suas reivindicações e para que os candidatos discutam com a categoria suas propostas e ações para fortalecimento dos MEIs. “ Não é um debate entre os candidatos, mas sim a apresentação individual de cada um”, esclarece.
Todo o processo para a realização do encontro segue as normas estabelecidas pela justiça eleitoral, com imparcialidade na condução e com regras pré-estabelecidas com as coordenações da campanha.
Hoje Foz do Iguaçu tem mais de 5 mil Empreendedores individuais, é um número expressivo de pessoas que dependem da atividade comercial ou de prestação de serviço para o sustento das suas famílias. “ Precisamos saber dos cinco pretendentes ao cargo de prefeito da cidade, que ações pretendem implantar para alavancar esse setor da economia local que vem crescendo rápido e de maneira considerável”, destacou o presidente da AEIFI.
Perfil
O Microempreendedor Individual é uma figura jurídica instituída pela Lei Complementar 128/08 que alterou o dispositivo do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, para facilitar a formalização de manicures, pintores, costureiras, carpinteiros, cabeleireiros, artesãos, sapateiros, entre outras profissões. A lei entrou em vigor em 1º de julho de 2009. Além dos registros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), na Junta Comercial, na Previdência Social e na Prefeitura Municipal, o empreendedor formalizado também passa a ser um segurado do INSS, com direito a aposentadoria, auxílio-doença e auxílio-maternidade.
Assessoria AEIFI