Foi expedido pelo Tribunal de Justiça do Paraná nesta sexta-feira (02) mandado de prisão contra o vereador José Carlos Neves da Silva, o Zé Carlos, (PNM). O mandado foi cumprido pela Polícia Civil. O vereador foi levado para delegacia da 6º Subdivisão Policial de Foz do Iguaçu.
De acordo com documento disponível no site do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Zé Carlos foi condenado a três anos e 15 dias de prisão em regime aberto. O vereador estava em campanha à reeleição nas eleições do próximo mês de outubro. Zé Carlos deverá recorrer à decisão.
A Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu informou que a diretoria do legislativo, até o início da noite desta sexta-feira, não havia sido comunicada pela Justiça sobre a prisão do vereador e nem os motivos que possam ter levado à prisão.
Em acórdão publicado na quarta-feira, 31 de agosto, o Tribunal de Justiça do Paraná manteve a condenação do vereador José Carlos da Silva Neves (gestões 2009-2012 e atual) de Foz do Iguaçu e um ex-assessor por ato de improbidade administrativa.
De acordo com a ação, o vereador realizou contratação simulada do assessor, que teria recebido salário sem trabalhar, e ainda repassado mensalmente parte dos vencimentos ao vereador, em desvio de aproximadamente R$ 115 mil, em valores não atualizados.