Estudantes dos países da América Latina e do Caribe que desejam estudar na UNILA têm prazo até esta quarta-feira (31) para realizar inscrição. A UNILA oferece 707 vagas em 29 cursos de graduação. As inscrições devem ser feitas no site da UNILA.
O prazo inicial, que terminava em 14 de agosto, foi estendido para possibilitar que o maior número possível de candidatos possa participar do processo seletivo, que exige uma série de documentos. Os critérios de seleção e a documentação exigida estão no Edital 16/2016 e retificação nº 1, da Pró-Reitoria de Relações Institucionais e Internacionais.
Dispensa de consularização
Uma das novidades do processo seletivo é a dispensa de consularização dos documentos que devem ser apresentados no momento da matrícula para alguns países da América Latina. Recentemente, o Brasil tornou-se signatário da Convenção da Apostila, que extinguiu a necessidade de legalização de documentos públicos emitidos na Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. Na prática, isso significa que os estudantes oriundos desses países não precisam autenticar seus documentos nas repartições consulares brasileiras, diminuindo os custos e o número de trâmites para estudar na Instituição. Todos os processos prévios à consularização, solicitados pelo edital, deverão ser realizados.
De acordo com o edital de seleção, estudantes dos demais países devem apresentar, no momento da matrícula, os seguintes documentos consularizados: certidão de nascimento ou casamento, diploma ou certidão de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e histórico escolar. A data provável de matrícula dos novos estudantes é entre 6 e 10 de março de 2017.
Vagas
Ao todo, a UNILA oferece 707 vagas em 29 cursos de graduação. Podem concorrer às vagas jovens que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente em seus países, que sejam maiores de 18 anos (até 31 de janeiro de 2017) e que tenham nacionalidade e residência nos países latino-americanos com os quais o Brasil mantenha acordo ou memorando de entendimento na área de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia e cujo idioma oficial seja o espanhol.
Os candidatos devem, primeiramente, fazer o cadastro no site e, em seguida, realizar a inscrição, anexando os documentos e declarações solicitados (acesse aqui a página para as inscrições). A seleção será feita pela Banca de Seleção de Estudantes Estrangeiros (BSEE) da UNILA e será dividida em duas fases: eliminatória, com base nas exigências e documentos; e classificatória, de acordo com análise curricular. A exceção é o curso de Música, que tem requisitos específicos.
Para os alunos selecionados, será oferecido um Curso de Acolhimento Linguístico e Cultural. Este é o primeiro ano que a Universidade disponibiliza o curso, que será oferecido na modalidade Ensino a Distância (EaD), por meio da plataforma Moodle.
Fonte: Assessoria Unila