As cinco coligações que concorrem às eleições municipais de Foz do Iguaçu se comprometeram, na manhã desta sexta-feira (26), a fazer uma gestão preocupada com a sustentabilidade. Os candidatos e candidatas a prefeito, vice-prefeito e vereador assinaram a Carta Compromisso do Programa Cidades Sustentáveis, em uma cerimônia na Câmara Municipal de Foz do Iguaçu. No mesmo evento, eles se comprometeram a manter a parceria com o Programa Cultivando Água Boa, da Itaipu Binacional.
Participaram do evento representantes das cinco coligações: os candidatos a prefeito Túlio Bandeira (“Reage Foz”), Sérgio Barros (“Foz para Todos”) e Phelipe Mansur (“O Novo que a Gente Quer”); e o candidato a vice-prefeito Gessani Silva (“Mudança Segura”). A coligação “Rumo à Recuperação” mandou o coordenador da campanha, Pedro Basso Jr.
“Este é um movimento suprapartidário, que envolve todos os setores da sociedade”, afirmou o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich, coordenador do Programa Cultivando Água Boa. “Se Foz do Iguaçu é tão boa para o turista, tem que ser ainda melhor para quem mora aqui”.
Para Friedrich, o compromisso em se atingir objetivos globais como os ODS deve partir do local, das cidades, e isso começa na campanha eleitoral. “Quando assumimos a parceria com o Cidades Sustentáveis, há quatro anos, pensamos neste olhar mais amplo para a sociedade e no nosso papel de fazer do mundo um lugar melhor para viver”, disse.
Promessas e resultados
Com a assinatura da carta, os candidatos e candidatas prometeram debater o tema sustentabilidade durante as eleições e, caso eleitos, seguir os 12 eixos do programa Cidades Sustentáveis, que estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Depois de aprovados os ODS, resolvemos incorporá-los à Plataforma Cidades Sustentáveis, que ficou mais ampla e desafiadora, mas não podemos adiar este compromisso com a cidade”, afirmou a coordenadora de Mobilização do Programa Cidades Sustentáveis, Zuleica Goulart. “Não queremos que o programa de governo seja apresentado durante as eleições e depois guardado na gaveta. Esta iniciativa serve para os governantes se comprometerem em realizar o plano nos próximos quatro anos”, concluiu.
Segundo Zuleica, atualmente, 285 municípios de todo o País, incluindo 22 capitais, são signatários ao Programa Cidades Sustentáveis. A Carta Compromisso também visa ratificar esta parceria com o programa. Uma cerimônia igual à de Foz aconteceu na semana passada, em Curitiba, com sete dos oito candidatos a prefeito da capital. Nesta sexta-feira, o encontro também aconteceu em Cascavel. O objetivo é atingir todss as 52 cidades da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).
A plataforma deixa disponível aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana, que inclui ações na saúde, educação, planejamento, transparência e combate à corrupção, entre outros. Além, disso, o programa dispõe de um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de práticas com casos exemplares nacionais e internacionais, como referências a serem perseguidas pelos municípios. Anualmente, o Programa realiza uma premiação que reconhece as boas práticas das cidades de todo o País. Na última edição, os municípios da Amop foram os grandes vencedores.
O Programa Cidades Sustentáveis é uma iniciativa promovida em parceria entre o Instituto Ethos, a Rede Nossa São Paulo e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Entre os municípios do Oeste Paranaense, ele conta com a parceria da Itaipu, por meio do Programa Cultivando Água Boa.
Fotos: Rubens Fraulini / Itaipu Binacional