A Itaipu Binacional recebe neste sábado (27), a partir das 9h30, a segunda edição do Ironman 70.3 Brasil Paraguay. A prova, que é totalmente realizada no interior da usina hidrelétrica, tem largada na margem paraguaia e chegada no lado brasileiro da hidrelétrica. Já estão confirmados 650 triatletas, entre eles, o atual campeão, o brasileiro Cid Florêncio, que enfrentarão 1.9 km de natação, 90.1 km de ciclismo e 21.1 km de corrida. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
O Itaipu Ironman 70.3 Brasil Paraguay 2016 é a única prova binacional do circuito. As demais são realizadas em Palmas, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza. A Itaipu Binacional é patrocinadora máster da etapa. A organização é da Unlimited Sports e a realização da Associação Brasileira Esportiva Social e Cultural Endurance (ABEE).
Público
No sábado (27), dia da prova, não haverá visitação aos atrativos da usina – apenas o Ecomuseu e a Iluminação da Barragem (que acontece à noite) estarão disponíveis aos turistas. Mas o público poderá acompanhar a competição, sábado, e a Expo Ironman, que começa já na quinta-feira (25), no Centro de Recepção de Visitantes (CRV). Para assistir à prova, é necessário fazer cadastramento no CRV, a partir de quinta-feira (25), até às 8h de sábado. A entrada é gratuita.
No dia da prova, os estacionamentos do CRV, da Central de Cadastramento e da Vila C (atrás do CRV) estarão liberados para o público. Um sistema de transporte, das 6h às 8h30, levará o público para a margem paraguaia da usina, onde acontece à largada, às 9h30, com a prova de natação.
Somente após o último atleta sair da água, cerca de uma hora depois da largada, estará autorizado o transporte do público de volta para o lado brasileiro. A chegada da competição, na prova de corrida, ocorrerá próximo à Barreira de Controle da Itaipu, onde haverá uma arquibancada para a torcida vibrar com a passagem dos triatletas.
Os primeiros colocados devem completar o triatlo em, aproximadamente, 4h30min. A partir das 13h ou 14h, já devem ser conhecidos os primeiros vencedores. O encerramento está previsto para depois das 17h.
Time Itaipu
Entre os participantes da competição, dezesseis empregados (15 de Itaipu e um do PTI) formam o Time Itaipu no Ironman. Time que, a cada ano, está mais forte. Na primeira edição da prova, em 2014 (quando ela ainda não era binacional), foram apenas dois competidores da empresa. Em 2015, foram sete.
O agente de segurança Alan Douglas Lucatto, 29 anos, foi um dos dois pioneiros de Itaipu a encarar o Ironman, há dois anos – o outro foi Eron Nyznyk, da área Técnica. “A primeira participação foi importante, porque vimos que não era impossível disputar e concluir a prova”, disse Lucatto.
O treinamento específico do Time Itaipu para a competição da edição 2016 começou há quatro meses. Inicialmente, o grupo treinou isoladamente cada uma das modalidades. Depois, os treinos passaram a ser mais longos, de até quatro horas, para acostumar o corpo ao tempo total previsto da prova. “São seis dias por semana, só descanso no domingo”, conta Lucatto.
O agente de segurança Rogério Ricarte Telles, 39 anos, está firme nos treinos, mas confessa que não deixa de ir a um churrasco, quando convidam. Para ele, competir é um estímulo para sair do sofá, se exercitar e estar saudável para a família. “Gostoso é ficar em casa, tomar cerveja, comer bem. Mas eu quero me cuidar para minhas filhas, para estar bem de saúde daqui a alguns anos”, diz.
Para o bombeiro Márcio Marchetto, o Ironman é uma busca pelo prazer. “Li uma vez que o que mais dá prazer para o cérebro é aprender algo novo. A segunda coisa é superar desafios, chegar ao limite”, explica. “No treino, eu aprendi a pedalar, a comer direito, a conhecer o meu corpo. Agora vou atrás da superação do desafio. É prazer em dobro”, conclui.
Programação
Quinta-feira (25) – Itaipu Binacional
9h – 19h – Expo – Ironman (CRV Brasil)
9h – 19h – Cadastro do Público (CRV Brasil – Expo)
9h – 19h – Entrega de Kits (CRV Brasil – Expo)
Sexta-feira (26) – Itaipu Binacional
9h – 19h – Expo – Ironman (CRV Brasil)
9h – 19h – Cadastro do Público (CRV Brasil – Expo)
9h – 18h – Entrega de Kits (CRV Brasil – Expo)
9h40 – 18h – Transfer Bike Check-in (CRV Brasil)
10h – 18h – Bike Check-in (Margem Direita Itaipu – Paraguai)
10h – 18h – Pintura dos Atletas (Margem Direita Itaipu – Paraguai – Bike Check-in)
18h – Congresso Técnico – Português 1 (CRV Brasil – Auditório)
19h – Congresso Técnico – Português 2 (CRV Brasil – Auditório)
20h – Congresso Técnico – Inglês/Espanhol (CRV Brasil – Auditório)
Sábado (27) – Itaipu Binacional
9h – 19h – Expo – Ironman (CRV Brasil)
6h – 8h30 – Transfer de Acesso à Largada (Estacionamento Vila C)
7h – 9h – Acesso à Área de Transição/Largada (Margem Direita Itaipu – Paraguai)
9h30 – 10h05 – Largada (em ondas) (Margem Direita Itaipu – Paraguai)
14h – Premiação (CRV Brasil – Chegada)
15h – 19h – Bike e Sacolas Check-Out (CRV Brasil – T2)
Domingo (28) – Itaipu Binacional
9h – 12h – Expo – Ironman (CRV Brasil – Chegada)
9h – 12h – Achados e Perdidos (CRV Brasil – Secretaria Ironman)
9h – Premiação Faixa Etária (CRV Brasil – Tenda Médica)
10h30 – Vagas Ironman 70.3 World Championship (CRV Brasil – Tenda Médica)
Assessoria