Buscando disseminar boas práticas de gerenciamento de projetos, estimulando o desenvolvimento territorial, por meio da troca de experiências e conhecimentos, aproximando as empresas, universidades, instituições públicas e de terceiro setor da região, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) promove anualmente o Congresso de Gerenciamento de Projeto – GP Oeste.
A edição 2016 teve início ontem (18), com a realização de workshops sobre análise de viabilidade e alinhamento estratégico de projetos. Para hoje (19), estão previstas sete palestras ministradas por especialistas de todo o país, abordando temáticas como liderança; governança corporativa; gerenciamento estratégico; atuação social; inovação, empreendedorismo e gestão de projetos; e desafios da carreira.
Conforme explica a gestora do Escritório de Gerenciamento de Projetos do PTI, Andréa Schmoeller, o conhecimento das boas práticas em GP é uma competência estratégica para organizações e equipes. “A execução de projetos de forma eficaz e efetiva é mais garantida quando utilizam-se conhecimentos, habilidades e técnicas de gestão”, diz.
O diretor técnico do PTI, Claudio Osako, destaca o engajamento da instituição no desenvolvimento da cultura do gerenciamento de projetos em suas iniciativas. “Gerir projetos, cumprindo escopo e prazo, é um desafio. Por isso é fundamental que se utilizem metodologias adequadas. Estruturamos capacitações para nossos colaboradores, integrando as técnicas do guia PMBOK com as iniciativas e realidade do Parque. Hoje, percebemos que muitas práticas já são adotadas naturalmente pelas equipes”, pontua. O PMBOK (Project Management Body of Knowledge) é desenvolvido pelo Instituto de Gerenciamento de Projetos (PMI) e reúne padrões mundiais de GP.
Assessoria