O Instituto de Transporte e Trânsito de Foz do Iguaçu – Foztrans em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, realiza há 45, campanha educativa junto aos motoristas da Vila A, informando sobre a infração de trânsito que é cometida quando se estaciona ao lado ou sobre o canteiro central da via.
A superintendente do Foztrans, Larissa Mantovani salienta que o trabalho vem sendo realizado juntamente com a participação da Associação de Moradores do bairro, que colabora na entrega de panfletos informativos referente a divulgação da lei.
De acordo com Larissa , a Vila A é um dos locais onde a campanha está sendo realizada neste momento, em função da dificuldade de locais para estacionar. “A vila cresceu. Locais onde existiam casas , hoje existem comércios, prédios, e por isso a grande dificuldade de estacionamento. Também temos mapeados outros locais na cidade onde acontece a mesma infração, por exemplo, Na avenida Carlos Gomes na vila Pérola, na vila Yolanda próximo a igreja Perpétuo Socorro, quando são realizados eventos, os canteiros também são usados para estacionar os veículos”.
A ação também está sendo realizada na avenida Felipe Wandscheer.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conforme o artigo 181/VIII, o estacionamento ao lado ou sobre o canteiro central é proibido. Não há necessidade da colocação de placas proibindo, pois sua sinalização não está prevista no CTB. O ato é considerado infração grave, soma 5 pontos na carteira, remoção do veículo e multa de R$ 127,69.
Conforme explica Larissa, o período de campanha educativa segue até o final de agosto. As multas só começaram a valer a partir mês de setembro.
Hoje Foz do Iguaçu conta com uma frota de aproximadamente 168 mil veículos e um acréscimo de 20% de veículos estrangeiros.