Na madrugada desta sexta-feira, 12 de agosto de 2016, por volta das 01h30, policiais militares do Grupamento TÁTICO do 14º BPM de Foz do Iguaçu, em patrulhamento ostensivo na Rua Morrinhos, no Bairro Três Lagoas, avistaram uma pessoa em atitudes suspeitas defronte a uma residência. Com a aproximação da equipe policial, o suspeito empreendeu fuga correndo e entrando em uma casa, sendo que em ato continuo foi realizada a abordagem policial. De imediato foi constatado que se tratava de um adolescente de 16 anos de idade, que mora no local.
Também na residência foi abordado mais três pessoas, sendo dois homens e uma mulher identificada como Zélia Soares da Silva, de 25 anos de idade que é moradora do imóvel. Em frente a casa estava um veículo GM / Vectra de placas JMB-3987, o veículo estava aberto e com os faróis ligados. Na revista ao veículo foi localizado um fardo contendo maconha, que depois de pesado totalizou a quantia de 4.470 gramas de maconha.
As chaves do veículo foi encontrado em cima da televisão da casa, sendo que inicialmente nenhum dos abordados assumiu a propriedade da droga. Após buscas minuciosas dentro da residência, foram localizadas dentro do guarda roupas mais 12 porções de maconha já preparadas para a venda e embaixo do guarda roupa foi localizado um revolver calibre 38, marca Taurus, municiado com seis cartuchos intactos do mesmo calibre.
Ao ser questionado aos abordados se havia mais ilícitos na residência, a pessoa de Zélia Soares da Silva, de 25 anos de idade indicou onde haveria mais três tabletes de maconha que após pesado totalizou a quantia de 1080 gramas e relatou que pretendia embalar a droga para a venda, porem relatou que a droga que estava no veículo não era de sua propriedade. Diante dos fatos, todos os abordados foram encaminhados para a 6ª SDP, onde foram apresentados a autoridade policial de plantão.