AMN
Representações da obra de Gabriel García Márquez (1927-2014), escritor colombiano e o maior expoente do realismo mágico, irão compor a arte visual da 12ª edição da consolidada Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. A escolha do autor homenageado pretende evidenciar a literatura latino-americana no município e fazer referência aos países vizinhos Paraguai e Argentina.
O evento de literatura, arte e multicultural que está programado para ocorrer entre os dias 16 a 25 de setembro de 2016, das 9h às 22h, na Praça das Nações (Mitre), visa celebrar a vida do autor, reconhecido mundialmente por obras como “Cem Anos de Solidão” e “O Amor nos Tempos do Cólera”. Márquez também é ganhador de prêmio como o Novela ESSO (1961) e o Nobel de Literatura (1982). A Feira Internacional do Livro é uma realização da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu em conjunto com parcerias.
“Não chore porque acabou, sorria porque aconteceu”, uma das memoráveis frases de Gabriel García Márquez inspira a valorização das lembranças e a viver no momento presente. Ainda segundo o escritor, “a vida não é o que se viveu, mas sim o que se lembra, e como se lembra de contar isso”.
Gabriel García Márquez nasceu no dia 6 de março de 1927 , em Aracata na Colômbia. Ele é mundialmente reconhecido como um dos mais importantes escritores do século XX e sua obra foi fortemente influenciada pelas histórias contadas pelos seus avós.
Durante sua vida, também atuou como jornalista e ativista político, e residiu em diversos países da Europa e também nos Estados Unidos para trabalhar como correspondente internacional. O autor também era amigo pessoal do revolucionário Fidel Castro e criticava as ditaduras na América Latina. Márquez faleceu no dia 17 de abril de 2014 na Cidade do México.