O Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) promove reunião ordinária nesta quarta-feira (10), às 18h30, no auditório da Delegacia da Polícia Federal. Com pauta única, a plenária de instituições deliberará sobre as propostas que serão apresentadas aos candidatos a prefeito de Foz do Iguaçu que concorrem às eleições municipais deste ano.
O tema será apresentado pelos integrantes da mesa diretora do Codefoz e submetido ao debate público entre os participantes do encontro. O objetivo do conselho é definir as ações, projetos e programas estruturantes, previstos para serem executados em curto, médio e longo prazo, considerados necessários para assegurar o desenvolvimento econômico e social do município nos próximos anos.
De acordo com o presidente do Codefoz, Roni Temp, o documento deve expressar medidas relacionadas às políticas públicas e reflete a atuação e as revindicações das entidades representativas da sociedade civil organizada. Entre os temas a serem debatidos estão projetos de infraestrutura, logística e mobilidade, iniciativas para o crescimento e a expansão das atividades produtivas e a qualificação e ampliação de serviços públicos prestados em várias áreas.
“Este diálogo é um espaço importante de participação da comunidade na definição dos rumos que a cidade deverá seguir nos próximos anos”, explica Temp. “Neste documento, que será assumido pelos candidatos a prefeito como compromisso, vamos estabelecer as propostas de diversos segmentos sociais, visando ao fortalecimento institucional e à continuidade das ações no âmbito da gestão pública”, enfatiza o presidente do Codefoz.
Articulação institucional
Nesta terça-feira (9), integrantes da mesa diretora do Codefoz participaram de reunião com a prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, que é a presidente de honra do conselho. Além do convite oficial para a reunião plenária, os membros do colegiado de instituições definiram, juntamente com a prefeita, procedimentos para a efetivação de projetos, regulamentação e criação de leis municipais que conformam um marco legal voltado ao desenvolvimento econômico e social.
“Minha intenção é unir a sociedade organizada a favor de Foz do Iguaçu. Esse contato com o Codefoz é muito importante para ampliarmos a capacidade de lutar pela cidade”, reitera a prefeita. “Enquanto estiver à frente da administração, estou comprometida e confirmo o meu apoio para os projetos que possam preparar o município para o futuro”, resume Ivone.
“Foi decidido com a prefeita a previsão de recursos no orçamento para o Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social, com percentual vinculado ao valor dos royalties de Itaipu”, revela Temp. “Acertamos formas de dar celeridade à aprovação do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, Ocupação e Uso do Solo, que estão sendo concluídos”, complementa.
De acordo com o presidente do Codefoz, durante o encontro, a prefeita comprometeu-se com a efetivação dos projetos do conselho. “Ainda decidimos procedimentos para a regulamentação da chamada lei de publicidade e para a criação das leis de incentivo ao desenvolvimento socioeconômico e de apoio à inovação e à pesquisa”, enumera Temp.
Codefoz