A fase eliminatória tirou do páreo a atleta Ana Sátila, a maior promessa da canoagem slalom do Brasil. O País prossegue na disputa por medalhas com Pepê Gonçalves da Silva e a dupla Charles Correa e Anderson Oliveira, classificados para as semifinais na terça (9) e quinta-feira (11).
Com um tempo total de 149.12s, Ana Sátila não conseguiu ficar entre as 15 classificadas para as semifinais do caiaque individual feminino (k1). A bateria foi liderada pela italiana Stefanie Horn (99.07s), na tarde desta segunda-feira (8), seguida por Jessica Fox (99.51s) e Fiona Pennie (100.52s).
As atletas fizeram duas descidas: para a classificação é considerado o melhor tempo. Ana não foi bem como esperava na primeira bateria, quando fez 108.80s. O resultado a desestabilizou emocionalmente, o que a acabou levando ao erro e à penalidade de 50 segundos, segundo a atleta.
“Eu estava concentrada na primeira descida, mas como terminei não fiquei nervosa, sabendo que na segunda teria que acertar de qualquer forma”, afirmou aos jornalistas, após a eliminação. “Meu choro é porque eu tinha uma expectativa muito grande. Meus resultados [anteriores] mostravam que eu poderia ir para a final”.
Agora, a canoísta disse que seu foco são as próximas copas do Mundo de canoagem slalom e, mesmo emocionada, estar feliz pela chance de participar dos jogos no Brasil, entre os melhores atletas do mundo. “Agora só quero continuar remando forte. Foi uma experiência muito grande, estou feliz apesar de tudo, por estar aqui nos jogos, na Vila Olímpica. Vou continuar de cabeça erguida”.
Na Olimpíada de Londres, em 2012, Ana ficou da classificação para as semifinais por pouco: ela foi 16ª colocada entre quinze classificadas.
Dupla vai às semifinais
Nem tudo foi tristeza na canoagem slalom brasileira nesta segunda-feira (8). Charles Correa e Anderson Oliveira ficaram em sétima colocação, entre os 11 classificados da canoa dupla masculina (C2). A dupla fechou as baterias com o tempo total de 106.14s. Os primeiros classificados foram as duplas Peter e Ladislav Skantar (100.89s); Gauthier Klauss e Matthieu Peche (102.43s); e David Florence e Richard Hounslow (103.43s). As finais ocorrem quinta-feira (11), às 12h30 e 14h15.
Já Pepê Gonçalves da Silva, classificado no domingo (7) no caiaque individual, cai na água para a fase seminal na quarta-feira (10), às 13h30 e 15h15. Ele ficou em 5º lugar na final, com o tempo de 86s48 e penalidade de dois segundos.
JIE