Cães treinados para rastrear, farejar, proteger e atacar, atuam juntamente com o agente de segurança nos serviços de repressão apoio operacional e participação em eventos Dog Show
Após análise realizada pela Procuradoria Municipal da prefeitura de Foz do Iguaçu e a Guarda Municipal, na segunda renovação do contrato com empresa especializada do Projeto K9, funcionando desde 2013, foi concretizada a continuidade do trabalho e a manutenção da equipe envolvendo os cães em ações de prevenção e repressão.
O trabalho desenvolvido pelos quatro cães da raça pastor belga malinois nas ações da Guarda Municipal, tem o reconhecimento da eficiência e das habilidades dos cães, pelas forças de segurança no município que realizam ações integradas. Também desenvolvem os serviços de apoio operacional e participação em eventos Dog Show.
Segundo o secretário de Segurança Pública Eversson Cadaval Madruga a continuidade do trabalho foi assegurada com a renovação desse contrato. “Um trabalho importante e reconhecido pelos setores de segurança em Foz do Iguaçu e também pela comunidade no aspecto da repressão, educativo e de conscientização, quando são realizadas palestras e demonstrações das habilidades dos animais junto aos estudantes na localização de entorpecentes por exemplo”.
Treinamento
Os cães são treinados para rastrear, farejar, proteger e atacar. Com esse adestramento o cão tem colaborado no trabalho de apreensão de drogas. A Divisão Estadual de Narcóticos da Polícia Civil, já solicitou em fiscalizações a presença do Projeto K9, resultando em flagrantes de tráfico de maconha e cocaína. Os cães também protegem o guarda e a população. A reação rápida do animal dá mais segurança a todos. O cão só ataca e morde em caso de risco iminente e ordem do adestrador. A raça é destaque na área policial pela personalidade vigilante, confiante e protetora, sendo utilizado pelo Exército dos Estados Unidos e o Exército Israelense.