Em comemoração ao Dia Internacional da Amizade, neste sábado, 30 de julho, autoridades do Brasil e Paraguai se reuniram para discutir assuntos referentes à construção da segunda ponte e também para celebrar o acordo de Irmanação entre Foz do Iguaçu e Hernandarias.
Na câmara de vereadores de Hernandarias, a prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi esclareceu dúvidas relacionadas a situação das obras da segunda ponte entre Brasil e Paraguai.
Uma nota técnica enviada pelo DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, (Superintendência Regional no Paraná, unidade local de Foz do Iguaçu) com a situação atual e a previsão de início das obras foi apresentada para as autoridades.
Segundo o chefe de serviço do DNIT em Foz do Iguaçu o Engenheiro Vicente Veríssimo, a empresa contratada pelo DNIT, Consórcio Construbase-Cidade-Paulitec, Contrato TT – 0608/2014 , recebeu a ordem de início dos serviços referente a elaboração do projeto básico e executivo de engenharia, para a execução das obras em 10/10/2014.
O projeto é composto de vários projetos específicos para as partes estruturais. À medida que esses projetos vão sendo concluídos, são analisados pelos técnicos de estruturas da diretoria de planejamento e pesquisa do DNIT, e uma vez que as exigências previstas nas normas técnicas são atendidas, também são aceitas pelo departamento.
Atualmente já foram aceitos a concepção do projeto e o projeto das fundações. Estão em análise os projetos referentes à mesoestrutura (pilares e torres), prevendo-se breve aceitação.
Também estão concluídos os projetos de desapropriação das áreas públicas e privadas necessárias para a execução da obra no lado Brasileiro.
Referente ao lado Paraguaio, segundo o MOPC , Ministério de Obras Públicas e Comunicações da República do Paraguai , estão sendo tomadas todas as providências necessárias, para as desapropriações das áreas.
De acordo com a previsão da Coordenação Geral de Meio Ambiente do DNIT, o licenciamento do IBAMA , Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis , está em fase de conclusão, com expedição da licença de instalação e documento necessário para início das obras até o mês de agosto de 2016.
Porém essa decisão, além da programação do DNIT, órgão executor da obra, por se tratar de uma obra que liga o Brasil a outro País, cabe a Presidência da República e ao Ministério dos Transportes.
FOZ DO IGUAÇU E HERNANDARIAS, CIDADES IRMÃS
Após a reunião na Câmara de Vereadores, a comitiva foi recebida no Yacht Club Hernandarias, onde a bordo do barco Kattamaram foi celebrado o acordo de irmanação entre Foz do Iguaçu e Hernandarias.
O acordo tem por finalidade promover programas mútuos de cooperação e fraternidade, através do desenvolvimento de intercâmbios cultural, social, turístico e econômico.
Para o prefeito de Hernandarias, Rubén Amancio Rojas, o evento marca a história da fronteira. “Este é um momento histórico para todos nós. Que o fortalecimento deste ato de irmanação seja proveitoso na cooperação social, turística e econômica das duas cidades, agora irmãs”, disse.
A Prefeita de Foz do Iguaçu, Ivone Barofaldi , destacou: “Para que possamos realmente ter um atendimento completo ao turista em nossa tríplice fronteira , é sim necessário que estejamos cada vez mais unidos. Entendemos que somos únicos e assim podemos receber nossos turistas como igualdade, tendo como objetivo comum o desenvolvimento da nossa região. Hoje viemos firmar uma grande amizade com Hernandarias, uma amizade com pessoas e de trabalho e tenho a certeza, que este ato renderá bons frutos. Estou muito orgulhosa de saber que nossa família aumenta, tendo todos vocês como nossos irmãos”, finalizou.
O projeto de lei que versa sobre a Cooperação entre os municípios foi aprovado na câmara de vereadores de Foz do Iguaçu, sancionado pelo executivo, e publicado em diário oficial do município no dia 23 de maio. Agora, o projeto é a Lei Municipal 4.454/2016.
Hernandárias é um distrito e cidade do Paraguai localizado no centro do departamento de Alto Paraná. Ele está localizado a 8 km do centro de Ciudad del e a 335 km de Assunção. Fundada em 1896, é a cidade mais antiga de Alto Paraná.
Participaram dos eventos a prefeita de Foz do Iguaçu Ivone Barofaldi, o prefeito de Hernandarias, Rubén Amancio Rojas, o governador de Alto Paraná, Justo Zacarías Irún, o prefeito de Minga Guazú, Digno Caballero Ruiz, o prefeito de Presidente Franco, Alcides Fernandez Lopéz, o superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla , o Diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Mohamad Ibrahim Barakat , representantes das Câmaras Municipais de Hernandarias e Foz do Iguaçu, demais autoridades e convidados.
Fotos e textos de assessoria